Capa – Cred Dylan Willms
Depois de passar por São Francisco do Sul e Joinville, a 12ª edição do programa Diversão Em Cena, voltado para toda a família e com foco na criação de novas plateias, chega em Curitiba trazendo oficias e apresentações gratuitas para o público.
Nos dias 5 e 6 de novembro, às 16h, a capital paranaense recebe apresentações gratuitas do premiado espetáculo "Clarice Matou os Peixes", que tem direção de Letícia Guimarães, da Cia do Abração, que ocorrem no Auditório Antônio Carlos Kraide/ Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430).
Cred – Iuri Fonseca
No palco, Clarão, Clarito e Esclarecida, três divertidos ‘clowns’, questionam qual deles seria o culpado pela morte dos peixinhos e refletem sobre a ligação de cada personagem com os seus animais de estimação. Buscando equilibrar dramaticidade e sensibilidade, dentro do contexto do universo infantil, o espetáculo proporciona ao público uma experiência poética, tratando de maneira lúdica e delicada temas profundos como a morte e o sentimento de perda.
Sempre fundamentada nos princípios socioconstrutivistas, a Cia do Abração propõe um espetáculo sob as técnicas da contação de histórias, abstração e manipulação de objetos e teatro de sombras. Por meio da pedagogia do amor, que encontra suas bases no processo Montessoriano, a poesia está acompanhada da abstração e manipulação de objetos do cotidiano, método que o grupo encontrou para traduzir o amor e conduzir o espectador ao universo lúdico da criança.
A busca pela simplicidade e poesia, é materializada no cenário, que traz três biombos que formam peixes, em “patchwok”. Ainda compõem a cena, tubos azuis de tecido, que são manipulados durante a narrativa. Para completar o conceito dramático, uma estante sustenta pequenos potes de vidros com água e uma simbólica máquina de escrever. A cor predominante é o azul, em seus variados tons, aludindo ao elemento água, símbolo eleito para metaforizar a vida.
O espetáculo coleciona diversos prêmios, como Prêmio Governador do Estado do Paraná – Troféu Gralha Azul, na categoria de melhor espetáculo infantil em seu ano de estreia (2011). Ainda neste mesmo ano, consagrado pelo público e pela imprensa, foi eleito pela Gazeta do Povo – um dos cinco melhores espetáculos teatrais. Desde então já circulou por 5 estados, realizando apresentações em 13 cidades.
O projeto “Clarice Matou os Peixes – Um crescer Brincante”, promovido pelo Programa Diversão em Cena, além das apresentações abertas ao público, também realizou uma apresentação gratuita para alunos da Rede Pública de Ensino de Joinville e uma oficina teatral “A ARTE DE BRINCAR”, direcionada a professores.
Promovido pela Fundação ArcelorMittal, o espetáculo integra o programa Diversão em Cena, que tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.