Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 720 milhões de pessoas sofrem com doenças mentais em todo o mundo, aproximadamente 10% de toda a população mundial. O Brasil lidera o ranking de casos de depressão e ansiedade na América Latina, com 11,5 milhões de padecentes e quase 19 milhões em todo o país, respectivamente. O Brasil também ocupa o terceiro lugar no ranking mundial das doenças mentais.
No entanto, algumas atitudes simples podem ajudar a preservar o equilíbrio emocional. Para te auxiliar, a Dra. Karen Valéria da Silva, Coordenadora de Psicologia da Docway, empresa pioneira em soluções de saúde digital, preparou uma lista com cinco ações diárias para você cuidar da sua saúde mental. Confira:
- Crie uma rotina para suas atividades
Seja no trabalho, em casa ou em ambos, criar uma rotina ajuda a manter seus compromissos organizados, evitando a ansiedade. Claro que pode haver imprevistos, mas se você já tiver mapeado as principais demandas, eles serão incômodos menores.
- Pratique atividades físicas
Além de prevenir doenças, a prática de atividade física também ajuda a aliviar a tensão e o estresse. O exercício não precisa ser pesado, uma simples caminhada pode contribuir para a preservação do bem-estar emocional.
- Faça terapia
O acompanhamento psicológico oferece diversos benefícios, como trabalhar a autoconfiança, ajudar a lidar melhor com as emoções, criar relações saudáveis e auxiliar no processo de autoconhecimento. Além disso, com o avanço da saúde digital, já é possível realizar consultas com psicólogos e psiquiatras via telemedicina, disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana.
- Priorize a qualidade do seu sono
O sono é fundamental não apenas para garantir disposição no dia seguinte, mas também para manter a mente saudável. Uma boa noite de sono ajuda na concentração, melhora a memória, reduz os níveis de estresse, fortalece o sistema imunológico, além de inúmeros outros benefícios.
- Fique perto de quem você ama e te faz bem
Pesquisas feitas pela Universidade Brigham Young e Universidade da Carolina do Norte, ambas nos EUA, apontam que pessoas que convivem com entes queridos vivem melhor do que aqueles que cultivam a solidão. Ou seja, conversas agradáveis deixam o clima mais leve, aliviam a mente e contribuem para o aumento da saúde e do bem-estar.