O grupo paranaense Muffato inaugura nesta quinta-feira, 3, a sua primeira loja autônoma com tecnologias que permitem pagamento automático das compras. Como no modelo de lojas Amazon Go, o consumidor usa um QR-Code do aplicativo da empresa na catraca da entrada, pega os itens que quiser e sai da loja. O pagamento é feito diretamente no aplicativo, via cartão de crédito.
A loja autônoma é uma aposta do Muffato para mudar a experiência de compras em mercados. A iniciativa levou cerca de dois anos para ficar pronta, e o investimento foi de R$ 10 milhões. O Muffato ficou mais conhecido nacionalmente ao negociar a compra das lojas do Makro em São Paulo – projeto que a companhia já abandonou.
O grupo estuda formas de oferecer mais meios de pagamento além do cartão, como o Pix. A empresa acredita que a loja tecnológica ajuda a reduzir custos ligados a furtos e produtos quebrados por clientes. O Muffato já estuda a criação de uma segunda unidade autônoma.
A loja de 250 metros quadrados tem 3,9 mil0 sensores, considerando câmeras de visão computacional e balanças integradas às prateleiras.
Toda vez que um produto é retirado da gondola, como um pacote de pão francês, uma fruta ou um chocolate, os sensores captam os sinais, que são processados pelo software da Sensei, empresa de tecnologia portuguesa. Tudo isso acontece automaticamente.
A Muffato vai manter sete funcionários na loja, que ficarão responsáveis pelo atendimento ao cliente e pela gestão de estoque e reposição de prateleiras. São 2 mil itens à venda na loja que estará aberta ao público a partir desta sexta-feira.
Já pensou ir ao mercado, pegar o que quiser e sair, sem filas?
Essa é a proposta da nova loja autônoma da Muffato, em Curitiba.
Você gera o QR code no app, passa na catraca na entrada, pega o que quiser e vai embora. pic.twitter.com/uHq4SKkGSd
— Lucas Agrela (@Lucas_Agrela) November 3, 2022