Capa -Crédito Luciana Guedes
Depois do sucesso do evento, realizado de 1 a 4 de setembro, a FLIMO – Festa Literária de Morretes segue realizando ações de incentivo à leitura na cidade. Com uma biblioteca sobre rodas, o projeto realizará ao final mais de 20 visitas às escolas municipais de Morretes. Além do acervo especial de livros, o projeto chegará em todos as escolas da cidade com apresentações culturais para os pequenos.
Entendendo que o amor pela literatura é construção, a FLIMO investiu em ações que mantém vivas as ideias do projeto por mais tempo além da programação habitual do evento. Para o público adulto, o festival oferece em seu canal do Youtube o registro em vídeo das conversas literárias realizadas presencialmente. E para a infância, a Orelha – a programação infantil da FLIMO – olhou para a importante ponte com a educação.
As primeiras ações foram as oficinas realizadas prévias ao festival, tanto para o público de professores, quanto para as crianças. Estas últimas, participaram do Lab Escuta, um encontro em que elas exploraram diferentes linguagens artísticas e ao final desenvolveram um livro. As crianças escritoras, durante o evento, realizaram o lançamento do livro no palco principal da FLIMO e foram também protagonistas de um manifesto pela infância. Nessa ação, elas tiveram suas fotos em coladas nos muros da cidade, junto com um QRcode que levava o público a um depoimento delas em áudio, tornando as crianças visíveis e suas ideias ouvidas.
Crédito Luciana Guedes
Outra ação desenvolvida foi a produção de uma série em áudio, chamada “Literatura Ao Pé da Orelha”, com 08 episódios com histórias pensadas especialmente para as crianças. Cada faixa do podcast foi feita a partir da adaptação de obras selecionadas por meio de uma convocatória para autores para a infância do Brasil inteiro.
Por fim, a Bibliobici Petrobras segue em roteiro de visitas em Morretes desde agosto. O objetivo do projeto é chegar a todas as crianças da cidade, passando por todas as escolas, incluindo as rurais e descentralizadas. O acervo levado é composto por livros especialmente escolhidos para a infância, se dividindo entre clássicos da literatura infantil e obras de autores e autoras paranaenses. O projeto chega em cada escola com uma equipe acolhedora, uma apresentação artística e chama atenção das crianças pela proposta inusitada, que coloca os livros todos ao alcanca das mãos e olhos dos pequenos.
As visitas seguem até dia 10 de outubro, quando encerra o projeto com a apresentação do Grupo Baquetá na Escola Municipal Professora Desauda Bosco da Costa Pinto, no bairro Martha, em área rural de Morretes. Um fechamento com chave de ouro, em comemoração ao Dia das Crianças. A ação tem circulado pelas escolas em parceria com a Prefeitura de Morretes e patrocínio da Petrobras.
Crédito Luciana Guedes
Confira os últimos agendamentos da Bibliobici Petrobras:
04 e 05/10 – Escola Municipal Miguel Schleder (Centro)
06/10 – Escola Municipal Benedita da Silva Vieira (Porto de Cima)
07/10 – Escola Municipal Dulce Seroa Motta Cherobim (Vila das Palmeiras)
10/10 – Festa de Enceramento – Escola Municipal Professora Desauda Bosco
da Costa Pinto (Martha / Sambaqui)
A ÁUDIO-SÉRIE
A partir de uma chamada para textos autorais, a FLIMO recebeu mais de 210 inscrições e selecionou 8 obras para a produção de uma série de áudio-ficção para as infâncias. Estas foram adaptadas e dirigidas pelo diretor, dramaturgo e roteirista Dimis; e gravadas em formato de podcast com a equipe artística da sua produtora, a Bife Seco — produtora da série em podcast “País do Futuro 2024”, com mais de 30 mil ouvintes em 33 países. A série “Literatura ao pé da Orelha” será disponibilizada gratuitamente em todas as plataformas de áudio. A missão com essa iniciativa é expandir as fronteiras de tempo do evento, mantendo viva uma rede de artistas e criativas do Paraná e do Brasil em torno da literatura para a infância.
Confira o link para ouvir os episódios da série:
no Spotify / na Apple Podcasts / no Google Podcasts
HISTÓRICO
A 3ª edição da Flimo – Festa Literária de Morretes foi realizada de 1 a 4 de setembro de 2022, promovento encontros, discussões e experiências culturais diversas. Foram 4 dias de evento, reunindo mais de 2.000 pessoas, ocupando espaços culturais e praças da cidade. Mais de 90 artistas realizaram mais de 40 ações culturais na cidade, entre shows de música, espetáculos de teatro, contações de história, oficinas culturais e conversas literárias. Esta foi a segunda vez que o festival tomou forma e presença na cidade, já que a segunda edição foi realizada de forma online em 2020.
A programação infantil da FLIMO chama Orelha e ocupou destaque na programação do evento. Em um espaço especialmente projetado, foram realizadas oficinas, ateliê gráfico, biblioteca livre, apresentações de teatro e música, contações de histórias e muita brincadeira.
Na primeira edição, a FLIMO reuniu quase 1.000 pessoas em seus três dias de programação em Morretes, com mais de 30 artistas convidados. A programação ocupou o Instituto Mirtillo Tormbini, a Casa Rocha Pombo, as praças e coretos da cidade. A segunda edição foi durante a pandemia e foi realizada de forma online, reuniu 26 artistas convidados — com 06 (seis) palestras especialmente para educadores — assistidos por mais de 1.800 pessoas.
REALIZAÇÃO
A 3ª edição da FLIMO – Festa Literária de Morretes é viabilizada por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná; e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo. Esta edição tem patrocínio mater da Copel; patrocínio da Petrobras e Havan; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Morretes, do Instituto Mirtillo Trombini e do Morretes Convention & Visitors Bureau. A realização é da Gloriosa Produção Cultural, da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.