Ao ampliar sua rede 4.5G, operadora acelera ainda mais a internet móvel no Brasil.
Claro é pioneira no uso da tecnologia
Pioneira na implantação de redes 4.5G no Brasil, a Claro anuncia a ampliação da tecnologia em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Salvador (BA), São Luís (MA) e Campinas (SP), até o final do ano. O 4.5G, que já está disponível em Brasília, será implantado gradativamente nestas praças, totalizando 11 cidades ainda em 2017.
Com esse anúncio, a Claro reforça a estratégia de investir em qualidade de rede. O 4G mais rápido do Brasil está ainda mais rápido e chegando para mais brasileiros.
“A Claro está fortemente voltada a entregar a melhor experiência de serviços ao consumidor brasileiro e para isso tem um plano robusto de investimento para modernização e expansão de sua rede no país”, afirma Paulo César Teixeira, CEO da Claro. Este ano, além de ampliar significativamente a quantidade de cidades atendidas com o 4G, a operadora começou a implantar o 4.5G, a mais moderna tecnologia em redes móveis disponível atualmente.
COMO FUNCIONA O 4.5G
No 4.5G, as velocidades médias de navegação chegam a ser até 10 vezes maiores do que o 4G convencional. A tecnologia se caracteriza por três requisitos técnicos que precisam estar disponíveis na rede e também suportados pelos smartphones compatíveis:
• Carrier aggregation (agregação de faixas): Permite a consolidação de diferentes faixas de frequência em uma mesma portadora. Com isso, é possível criar uma supervia de transmissão, para navegar com mais velocidade e transmitir mais informação. A tecnologia exige agregação de até 3 faixas diferentes de frequência e exige um mínimo de 30 MHz de largura de banda no canal consolidado.
- MIMO 4×4: MIMO (Multiple Inputs Multiple Outputs) 4×4 é um recurso que permite que o enlace de transmissão entre a torre e o smartphone seja feito utilizando 4 antenas de transmissão e 4 de recepção. Na maioria dos modelos disponíveis no mercado são utilizadas 2 antenas para transmissão e 2 para recepção.
- Modulação Avançada 256QAM: Esquema avançado de modulação que permite maior eficiência espectral, transmitindo mais bits de dados a cada tempo. Permite que os dispositivos conectados transmitam um volume muito maior de dados simultaneamente.
“Seria como ampliar uma estrada com várias faixas de rolagem (carrier agreggation) e ainda ‘turbinar’ o fluxo com veículos mais rápidos e com maior capacidade de carga (com MIMO 4×4 e Modulação 256 QAM). O resultado é um desempenho muito maior no tráfego de informações”, explica André Sarcinelli, diretor de engenharia da Claro. “É uma tecnologia extremamente avançada, que por enquanto só a Claro vem investindo no País e que coloca o Brasil entre os poucos do mundo que já dispõe de redes móveis tão modernizadas”.
SMARTPHONES COMPATÍVEIS COM O 4.5G CHEGAM AO MERCADO
Com o avanço da rede móvel proporcionado pela Claro no País, o mercado brasileiro também começa a receber os primeiros terminais compatíveis com a tecnologia e recursos do 4.5G.
O Galaxy S8 e o S8+, da Samsung e o Moto Z² Force, da Motorola, todos disponíveis nas lojas Claro, são os aparelhos que atualmente permitem aproveitar os avanços disponibilizados pela rede 4.5G da operadora. Ambos oferecem a agregação de 3 faixas de frequência (carrier aggregation) e também maior eficiência nas transmissões, via 256QAM ou MIMO 4×4, o que já permite atingir velocidades superiores onde a tecnologia 4.5G já está comercialmente disponível.
Testes em condições reais de uso permitiram medir conexões que ultrapassam 300 Mbps, cerca de 10x mais que a velocidade da rede 4G tradicional.
Ainda no segundo semestre de 2017, serão lançados outros aparelhos que suportam o 4.5G e todos os seus requisitos técnicos.
EXPANSÃO DO 4G
Paralelamente a implantação do 4.5G, a Claro está modernizando os sites existentes e ativando novas torres de transmissão, o que caracteriza a maior evolução da rede da operadora nos últimos anos.
O esforço e o investimento garantem melhoria imediata na velocidade e qualidade de conexão do usuário, mesmo para quem ainda não tem um aparelho de última geração. Não por acaso, a Claro tem recebido diversas menções que comprovam que sua rede oferece o 4G mais rápido do país. A empresa também tem utilizado a nova faixa de frequência de 700 MHz nas cidades onde já se encontra liberada para uso pelas redes móveis.
A cobertura de rede 4G da Claro também tem evoluído nacionalmente. Até o final de 2017, a operadora terá modernizado em todo o Brasil mais de 9 mil sites, sendo 2 mil sites novos, implantados para melhorar ainda mais a cobertura e a qualidade da rede. “Se compararmos dezembro/2016 a dezembro/2017, a operadora terá ampliado em 231% os municípios que contam com a tecnologia de quarta geração”, explica Teixeira.
Além disso, dados da consultoria Teleco mostram que, atualmente, a empresa atende cerca de 75% da população do país com o 4G. A Claro também lidera em indicadores de qualidade divulgados pela Anatel em 2017.
Com relação a São Paulo a cobertura de rede 4G da empresa também tem evoluído exponencialmente. De janeiro a setembro de 2017, a operadora aumentou em 42% o número de sites no estado e, até o final deste ano, projeta atingir o crescimento de 90%.
PLANOS INOVADORES
A Claro tem buscado oferecer ao consumidor alternativas diferenciadas, com tecnologia cada vez mais eficiente. Como parte dessa estratégia, lançou este ano novos planos que permitem ao cliente ficar conectado com tudo o que importa, quando e onde quiser. O cliente escolhe sua franquia de internet que vai de 5GB a 25GB e fala ilimitado para qualquer operadora do Brasil. Todos esses benefícios em planos com mensalidade a partir de R$99,99 / mês.
Clientes do Combo Multi, com TV, banda larga e telefonia fixa da NET, têm mais benefícios ainda, pois levam o dobro da internet contratada em casa e no celular. Os planos Claro Conta ainda oferecem benefícios incríveis para a aquisição de um smartphone novo, reunindo os mais recentes lançamentos do mercado.
No Pré-Pago, a operadora lançou recentemente uma grande novidade e continua a revolucionar o mercado de telefonia móvel. Desde o mês de agosto, clientes da empresa passaram a contar com uma nova opção de oferta semanal que já inclui ligações ilimitadas para qualquer fixo ou móvel, de qualquer lugar do Brasil. O Prezão Ilimitado oferece uma experiência completa no celular, com ligações ilimitadas e 2GB de internet, no 4G mais rápido do Brasil, por apenas R$ 14,99 por semana. O plano oferece a maior franquia em planos pré-pagos semanais.
Clientes da Claro também aproveitam um conteúdo gigante, que já vem incluso nos planos pré ou pós:
- Os principais sucessos da música e playlists segmentadas no Claro Música, para ouvir à vontade sem descontar do plano de internet;
- Mensagens, áudios e vídeos à vontade no Whatsapp, também sem descontar da franquia;
- Filmes, séries e programas infantis do Claro Vídeo, que podem ser assistidos no smartphone, computador ou TV conectada.
Com internet de altíssima velocidade na palma da mão, conteúdo gigante representado pelos aplicativos digitais inclusos no plano e ligações ilimitadas para qualquer telefone, fixo ou móvel, em qualquer lugar do Brasil, a Claro mostra que é a melhor opção em telefonia móvel no Brasil.
A Claro também está focada no aumento de sua participação no mercado PME e lança mais uma novidade no mercado: o cliente que contratar a promoção Claro Total tem a possibilidade de cancelar o serviço em até 30 dias sem o pagamento de multa. “Temos o melhor portfólio para o mercado PME e estamos oferecendo liberdade para o cliente, pois temos absoluta confiança no nosso produto. O cliente não está mais amarrado. Ele fica porque gosta, quer e tem satisfação. Estamos convictos de que o usuário que experimentar a nossa oferta Claro Total com o 4G mais rápido do Brasil comprovara que a Claro é a melhor opção, com melhor custo x benefício para os empreendedores”, afirma Pedro Svacina, diretor executivo de PME da Claro Brasil.
NOVA EXPERIÊNCIA DE COMPRA
A Claro também está de cara nova nas lojas de todo o Brasil. Com design diferenciado, repleta de inovações e com livre degustação de produtos e serviços, a nova estrutura tem como objetivo proporcionar uma experiência mais agradável ao cliente em seus espaços internos, além de um atendimento dinâmico, realizado em diversos ambientes, adequados aos diferentes perfis de consumo.
A primeira loja da operadora no Brasil a receber o novo conceito de atendimento presencial foi a do Morumbi Shopping, em novembro de 2016. Ainda estão previstas para este ano, no estado de São Paulo, mais 14 lojas próprias e 10 agentes autorizados seguindo o novo padrão. Em todo o País, serão 150 lojas com o novo modelo ainda em 2017.
A loja também segue um conceito convergente e foi pensada para proporcionar interação e entretenimento, unindo tecnologia e inovação com as mais completas soluções de telecomunicações. O espaço conta ainda com Wi-Fi gratuito, que possibilitará aos clientes experimentar no local todos os produtos e serviços disponíveis, tanto da Claro, quanto da NET.
Na nova loja, o consumidor pode degustar os vários serviços digitais que a operadora oferece, como o Claro Música, com milhares de músicas disponíveis sem descontar da internet e o Claro Vídeo, com catálogos com mais de 15 mil séries, filmes e desenhos, para assistir quando e onde quiser. A companhia ainda agrega outros serviços digitais, nos planos Controle e Pós-Pago, como o aplicativo Banca Digital, que reúne diversas revistas e jornais para toda família em um só lugar, para todos os gostos e idades, separado por categorias que facilitam a navegação.
Para o segmento Pós-pago ainda há mais serviços, como o Hero (um conjunto de ferramentas de segurança digital para deixar sua vida online livre de perigos e ameaças), o aplicativo Ensina (ferramenta que traz uma série de cursos sobre vários temas, como Culinária, Direito, Estilo de Vida e outros) e Clube Criar (aplicativo interativo onde a criança aprende brincando com jogos educativos). Todos esses serviços são potencializados pelo 4G mais rápido do Brasil.
SOBRE A CLARO BRASIL
A Claro Brasil faz parte de um dos maiores grupos do segmento de telecomunicações do mundo, com presença em 25 países e que garante a conexão de mais de 892 milhões de pessoas. No Brasil, é líder em convergência com as marcas NET, Claro e Embratel, somando mais de 100 milhões de clientes, com soluções para os mercados residencial, pessoal e empresarial.