Alguns esportes podem até não serem tão populares como o futebol, o vôlei, o basquete e a natação, mas badminton, escalada, patinação e beach tennis cada vez mais ganham novos fãs entre os curitibanos. Também há práticas desportistas pouco conhecidas e inclusivas, como a bocha paradesportiva.
Em Curitiba, o melhor é que esses e muitos esportes e atividades físicas podem ser praticados gratuitamente em espaços da Prefeitura.
As atividades de esporte e lazer gratuitas da Prefeitura fazem parte do Curitiba Viva Bem, um conjunto de políticas públicas que promovem a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população.
Confira cinco atividades esportivas pouco conhecidas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj)
As quadras de areia estão disponíveis de graça no Centro de Esporte Lazer (CEL) Avelino Vieira, no Bacacheri, com turmas abertas pela manhã, terças e quintas ou quartas e sextas. Também há uma turma, à noite, no CEL Afonso Botelho, mas com vagas esgotadas.
O badminton é considerado o esporte com raquetes mais rápido que existe, no qual as petecas arremessadas podem atingir cerca de 400 km/h em quadra. Há vagas gratuitas para uma turma, com faixa etária de 6 a 16 anos, segunda e sexta-feira, pela manhã, no Centro de Esporte Lazer Avelino Vieira, no Bacacheri.
As aulas de escalada esportiva ocorrem no Ginásio Nélson Comel, no Parque Olímpico do Cajuru (antigo Parque dos Peladeiros). A vagas disponíveis são para alunos de 7 a 17 anos, pela manhã e à tarde, as terças e quintas ou segundas e quartas.
Localizado no Xaxim, o Centro de Referência Paralímpico de Curitiba oferece a oportunidade de homens e mulheres, a partir dos 9 anos, praticarem juntos esta modalidade de bocha com o uso de cadeira de rodas. As turmas, neste momento sem vagas abertas, ocorrem segundas e quartas ou terças e quintas, pela manhã, tarde e noite.
Mais nova modalidade esportiva gratuita em Curitiba, a patinação artística passa a ser oferecida na primeira arena coberta do Brasil, localizada na Praça Antonio Bertoly, em Santa Felicidade. A partir de segunda-feira (10/10), crianças e adolescentes de 6 a 17 anos poderão se inscrever para aulas gratuitas da Prefeitura, que começarão em novembro.
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.