Neste mês, prédios, monumentos e importantes espaços turísticos de Curitiba vão ficar iluminados na cor rosa durante a campanha de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa.
Além da estufa do Jardim Botânico, que já está destacada com o tom da campanha, também terão iluminação colorida a Torre de Cronometragem do Parque Náutico; as Ruas da Cidadania do Pinheirinho, Boqueirão e Portão; o Portal Santa Felicidade; o Museu Municipal de Arte (MuMA); as praças 29 de Março (chafariz) e 19 de Dezembro (obelisco); e a Casa da Praça do Japão.
Os espaços manterão o rosa na iluminação até o dia 23 de outubro, aproveitando a dimerização e o efeito colorido para alertar às pessoas sobre a importância de prevenção da saúde da mulher.
O Outubro Rosa se soma às demais ações que a Prefeitura promove no Curitiba Viva Bem, um conjunto de políticas públicas para promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.
Luz e cor
Curitiba conta com 67 espaços, monumentos e prédios públicos com iluminação cênica, que usam a dramaticidade da luz para destacar os ambientes.
Em dez desses espaços, os equipamentos oferecem opções de cores variadas, dimerização e o efeito de destacar com brilho colorido campanhas de conscientização social.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. (EUA).