Cred – Divulgação / Embaúba Filmes
O longa-metragem "Marte Um", do diretor Gabriel Martins, foi escolhido para representar o Brasil na maior premiação do cinema mundial no próximo ano, o Oscar.
O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema e o longa irá disputar por uma vaga na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional.
O diretor Gabriel Martins – Cred Divulgação/Embaúba Filmes
Essa é a primeira vez que o filme de um diretor preto é selecionado para representar o País na corrida pela estatueta. Caso seja indicado, Gabriel Martins será o quarto diretor preto a ter um filme indicado nessa categoria na história do Oscar. Os outros foram: Rachid Bouchareb (indicado por "Days of Glory, Dust of Life" e "Outside the Law"), Abderrahmane Sissako ("Timbuktu") e Ladj Ly ("Les Miserables").
A produção, que trata de afeto, esperança e da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas, traz o cotidiano de uma família periférica nos últimos meses de 2018, pouco após as eleições presidenciais. O pequeno Deivid, interpretado por Cícero Lucas, o caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico e participar de uma missão que irá colonizar o planeta vermelho em 2030. Morando de periferia de um grande centro urbano, não há muitas chances para isso acontecer, mas mesmo assim, ele não desiste. Passa horas assistindo a vídeos e palestras sobre astronomia na internet. Seu pai, Wellington, vivido por Carlos Francisco, é porteiro em um prédido de eleito e há um bom tempo está sem beber, uma informação que compartilha com orgulho em sessões do AA. A matriarca, Tércia, interpretada por Rejane Faria, acredita que está sofrendo uma maldição depois de um incidente envolvendo uma pegadinha de televisão. Por fim, a filha mais velha, Eunice, vivida por Camilla Damião, pretende se mudar para um apartamento com sua namorada (Ana Hilário), mas não tem coragem de contar aos pais.
"Marte Um" é assinado pela produtora mineira Filmes de Plástico, fundada por Gabriel, Thiago, André Novais Oliveira e Maurilio Martins, em 2009, e que tem em sua filmografia longas premiados como “Temporada”, “Ela volta na quinta”, “No coração do mundo” e “Contagem”. Suas produções também foram destaque em festivais com Cannes, Roterdã, Brasília e Tiradentes. "Marte Um" é um lançamento da Embaúba Filmes.