Os jogos online são uma parte da vida de muitas pessoas de diferentes maneiras. Plataformas como a 22Bet possuem jogos de caça-níqueis, roletas e vários jogos de mesa que foram levados para o mundo digital mas, ainda sim, algumas pessoas não conseguem entender bem como o processo de criação e desenvolvimento dos jogos funcionam e, se os profissionais envolvidos realmente possuem qualificação e reconhecimento.
As necessidades ao criar um jogo
É possível que ao ver um jogo pronto, as pessoas não entendam realmente como foi o processo para chegar até ali, afinal de contas, tudo pode parecer muito mais fácil do que realmente é.
Um jogo precisa ser dinâmico, possuir um enredo envolvente e também ter tecnologia de ponta, ainda que seja um jogo que pareça simples aos olhos do usuário.
A criação de um game envolve desenvolvedores, gerentes de projeto, designers e muitos outros profissionais.
A indústria mundial de jogos movimentou somente em 2021 mais de 175 bilhões de dólares, o que é extremamente significante na economia mundial, e esse valor não conta com os jogos de cassinos online.
Com esses dados é possível entender a real relevância dos jogos, que deixaram de ser frivolidades há muito tempo. Além da criação do jogo em si e da compra dos produtos, a indústria se movimenta através dos torneios e competições relacionadas aos games e, os prêmios dos maiores torneios chegam a milhões de dólares.
Empresas que antes patrocinavam esportes como futebol, hoje patrocinam torneios do chamados e-sports, que muitas vezes possuem mais telespectadores simultâneos do que uma partida importante de modalidades presenciais.
Vários países também possuem times oficiais relacionados à jogos online e todo esse contexto mostra a importância dos jogos e também dos profissionais que estão relacionados ao desenvolvimento dos mesmos.
Como a profissão de desenvolvedor de games funciona
Primeiro, é importante entender o que um desenvolvedor de jogos faz. Ele trabalha principalmente codificando softwares de maneira que os jogos consigam rodar sem travar ou sem perder a qualidade de imagem e som.
Sendo assim, o desenvolvedor de jogos trabalha não somente com o time de programadores, mas também com o time de design, roteiristas e até mesmo time de marketing e vendas.
Se engana quem acha que um desenvolvedor aprendeu a sua habilidade apenas jogando videogame. A maioria dos profissionais fizeram faculdades relacionadas a programação como, por exemplo, ciência da computação ou engenharia da computação.
Outro ponto importante é entender que esses profissionais precisam ser de alto nível caso queiram entrar em uma indústria que está cada vez mais competitiva. Não é possível focar em apenas uma linguagem, por exemplo. Hoje, a indústria pede um profissional que sempre esteja se atualizando, até porque novas tecnologias estão sempre sendo criadas.
Os jogos online que estão conectados com a realidade virtual, por exemplo, estão em alta, principalmente através do metaverso. Os profissionais que estão prontos para lidar com esse tipo de tecnologia conseguem sair na frente e conseguir vagas em empresas multinacionais que buscam não só a criação de jogos mas também a inovação.
Os desenvolvedores de jogos encontram tanto no Brasil quanto em outros países no mundo um mercado maduro e aberto para bons profissionais. Os que conseguem se comunicar em outras línguas, principalmente no inglês, também possuem mais possibilidades de encontrar projetos, até porque grande parte das empresas de desenvolvimento de jogos não solicita que os profissionais estejam na mesma área geográfica.
Os desenvolvedores que conseguiram focar nos jogos para celulares já possuem uma maior vantagem, inclusive em relação aqueles que focaram em jogos para computador e consoles.
O mercado para desenvolvedores de jogos cresce todos os anos e a tendência é que isso continue por muito tempo devido à demanda crescente.