Não é de hoje que as escritoras portuguesas se tornaram uma referência na literatura mundial. Nomes como Florbela Espanca e Sophia de Mello Breyner caminham ao lado de Saramago e Fernando Pessoa quando se fala na vasta obra produzida em Portugal. Mas não pense que as obras de escritoras em língua portuguesa se restringem ao país da língua-mãe. Países como Angola e Moçambique, por exemplo, têm revelado autoras incríveis, ainda pouco conhecidas no Brasil. A Amora, clube de assinatura de livros escritos por mulheres, selecionou 10 autoras que estão se destacando hoje nos países lusófonos.
1. Dulce Maria Cardoso: escolhida para a caixinha de julho da Amora, é uma das autoras contemporâneas mais respeitadas de Portugal. Escreveu obras como O Retorno e Os Meus Sentimentos, ganhou muitos prêmios e teve sua obra adaptada para o teatro e o cinema. O livro Eliete: a vida normal (Todavia) foi enviado com exclusividade para assinantes da Amora antes de chegar às livrarias brasileiras.
2. Adília Lopes: nasceu e vive em Lisboa. Provavelmente a mais importante poeta portuguesa viva. Tem muitos livros publicados. Sua última obra, ainda não lançada no Brasil, é Dias e Dias, de 2020.
3. Alexandra Lucas Coelho: jornalista, autora de 14 livros, já foi repórter correspondente no Oriente Médio e tem três títulos ambientados no Brasil: Vai, Brasil (Tinta da China), Deus-dará (Bazar do Tempo) e Cinco Voltas na Bahia e um beijo para Caetano Veloso (Bazar do Tempo).
4. Ana Teresa Pereira: tem mais de uma dezena de livros lançados, mas Karen é o único publicado no Brasil, pela Todavia. Nasceu na Ilha da Madeira.
5. Djaimilia Pereira de Almeida: nascida em Luanda, é autora de Luanda, Lisboa, Paraíso (Prêmio Oceanos 2019) e A visão das plantas (Prêmio Oceanos 2020), ambos publicados pela Todavia no Brasil.
6. Matilde Campilho: escritora e poeta portuguesa. Publicou poemas em jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo. É autora de Jóquei e Flecha, ambos da Tinta da China.
7. Paulina Chiziane: nasceu em Maputo, Moçambique, e é primeira mulher africana a ser distinguida com o Prémio Camões. Autora de Niketche, Uma História de Poligamia (Companhia de Bolso)
8. Yara Nakahanda Monteiro: poeta e ficcionista, autora de Essa dama bate bué, publicado no Brasil pela Todavia. Nasceu em Angola e vive em Portugal.
9. Isabela Figueiredo: nasceu em 1963, em Moçambique, e mudou-se para Portugal em 1975. Professora e escritora, é uma das mais destacadas vozes da literatura portuguesa contemporânea. A GORDA (Todavia) é seu primeiro romance.
10. Lídia Jorge: romancista e contista, uma das maiores autoras da língua portuguesa. Nasceu em 1946, no Algarve, e viveu os anos mais conturbados da Guerra Colonial na África. Tem vários livros publicados pela Leya, entre eles, A noite das mulheres cantoras.