O governador Ratinho Junior cumpriu e prometeu: o Paraná tem o maior número de colégios cívico-militares do Brasil. São 197 escolas de um programa estadual espalhado em todas as regiões. Elas oferecem uma formação específica para civismo e respeito ao próximo.
O Paraná também é o estado com mais escolas do modelo federal de educação cívico-militar proposto pelo presidente Jair Bolsonaro. Foram implantadas 216 escolas em todos os estados e o Paraná foi o que mais rápido conseguiu realizar adesão, com 14 escolas, à frente do Rio Grande do Sul, 13, do Pará, 10, e de Santa Catarina, 9.
O Estado também já era referência pelas escolas da Polícia Militar, que nessa gestão alcançaram mais lugares, como Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio e Pato Branco. Já são seis mil alunos matriculados nesse modelo de gestão que ajuda a difundir a experiência dos policiais militares.
Essa nova configuração da educação pública estadual tem auxiliado o Paraná nos bons indicadores do Ideb, o índice mais importante do Brasil, que coloca o estado entre as três melhores gestões do país nessa área. Também tem ajudado o governo federal a levar esse modelo a outros locais que ainda adotam modelos que permitem maior ingerência de sindicatos.