Endereço da fonte Mocinhas da Cidade, uma das atrações turísticas de Curitiba, a Rua Cruz Machado está ganhando iluminação nova e mais eficiente. A via acaba de ser contemplada com sistema de iluminação led em toda a sua extensão, entre a Rua Visconde Nácar e a Praça Tiradentes, na Regional Matriz.
A nova tecnologia chegou a todos os 43 postes curvos metálicos instalados ao longo dos aproximadamente 600 metros de extensão da via. A coordenação do trabalho é da Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura – o órgão responsável pela intervenção.
Impressões
Quem frequenta a rua, aprovou a melhoria. É o caso de Malu Gomes, secretária do Conselho de Segurança (Conseg) da área central da cidade. Há quase 50 anos ela reside no prédio da esquina das ruas Ébano Pereira e Cruz Machado, que ela vê da janela do quarto.
“Ficou fantástico. A rua está mais bonita e principalmente mais segura. Dá pra ir com tranquilidade ao supermercado e à academia. Até atravessar a rua ficou mais fácil, já que os motoristas podem ver melhor os pedestres”, diz Malu Gomes, secretária do Conselho de Segurança (Conseg) da área central.
Dona de uma papelaria na região desde 2005, Fabiana Hannemann passa sempre pela Cruz Machado e também ficou satisfeita. “Isso é ótimo porque embeleza e traz segurança principalmente nessa época que escurece mais cedo e valoriza também o nosso comércio. Dá para pensar em funcionar até um pouco mais tarde”, diz a lojista.
Vantagens
A troca do sistema durou cerca de três semanas. Ela aumenta a qualidade da iluminação completa da rua (leito da via e calçadas) e reduz a potência instalada de 60% a 65%, gerando redução de consumo de energia. “É um sistema mais sustentável que o anterior, pois consome menos energia e usa tecnologia mais durável e eficiente”, argumenta o secretário municipal de Obras, Rodrigo Rodrigues.
Além de instalar as novas luminárias, a Prefeitura aterrou a rede de energia, o que garante mais durabilidade ao sistema eletrônico, evitando riscos com choques elétricos. Também aproveitou para recolocar um poste na altura da Visconde de Nácar e substituir outros dois, perto da Praça Tiradentes. Estes postes eram antigos e estavam com a base danificada.
Para Curitiba
A iniciativa faz parte do programa de modernização do parque de iluminação em todos os bairros de Curitiba. A ação começou em 2019 e já substituiu cerca de 50% das luminárias tradicionais pela nova tecnologia. A Rua Vicente Machado, também no Centro e vizinha da Cruz Machado, é outro exemplo de via que já recebeu a benfeitoria.
Até agora são cerca de 80 mil pontos de luz instalados ou substituídos em toda a cidade, que tem cerca de 160 mil pontos de iluminação pública em ruas, praças, jardins, estradas, passarelas, pontos de ônibus, terminais e outros locais de uso comum.
O sistema de iluminação pública de Curitiba também está informatizado, o que garante maior controle e rapidez na manutenção. Entre janeiro de 2017 e junho deste ano foram realizados 432.186 atendimentos para serviços de manutenção em luminárias do sistema.