Uma das maiores dúvidas sobre o uso dos planos de saúde está relacionada a cobertura de serviços muito específicos, como tratamentos e cirurgias. Dentre eles, a rinoplastia é um dos procedimentos de maior destaque na lista de perguntas, afinal: é possível para fazer a rinoplastia com plano de saúde?
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) divulgou que o Brasil é líder mundial no ranking de cirurgias plásticas em jovens.Cerca de 6,6% (97 mil) dos mais de 1 milhão de procedimentos estéticos feitos em 2016 foram realizados em pessoas com até 18 anos.
Entre as cirurgias mais procuradas estão os implantes de silicone, a lipoaspiração e a rinoplastia. No entanto, mesmo com números bastante expressivos, a resposta para quem busca pela realização desse serviço através do convênio médico é: depende.
Existe uma série de exames, consultas e especialidades que realmente dependerão da operadora de saúde, do tipo de plano e da cobertura contratada.
Mas, para ajudar você, produzimos um artigo repleto de informações que poderão esclarecer se é possível ou não fazer rinoplastia pelo plano de saúde. Continue a leitura e confira!
O que é rinoplastia?
A rinoplastia é uma cirurgia de remodelagem da estrutura nasal, que pode modificar tanto a disposição óssea quanto cartilaginosa. Esse é um processo bastante procurado para melhorar as condições de quem possui dificuldades na respiração, mas principalmente por pessoas que desejam melhorar o formato do nariz.
Ela pode ser associada a uma cirurgia funcional para pacientes com dificuldade de respirar, fazendo a correção de desvio de septo e hipertrofia de corneto. Por outro lado, seu processo estético está puramente relacionado a aspectos que deixem o nariz com formato mais harmônico.
Plano de saúde cobre rinoplastia?
Antes de tudo, é preciso entender que tipo de cirurgia será feita no nariz, se ela é apenas estética ou se também é necessária para que melhorar a respiração. Essa informação pode fazer a diferença na hora de conferir a cobertura do plano, pois as cirurgias de motivos funcionais costumam estar inclusas no serviço.
No entanto, a ANS (Agência Nacional de Saúde), órgão que fiscaliza e regulariza os planos de saúde no país, não determina como obrigatória a cobertura de procedimentos com fins estéticos. Por essa razão, a rinoplastia estética não é coberta.
Nessa situação, o primeiro passo para saber se o seu plano de saúde cobre rinoplastia é conversar com um médico para que você passe pela avaliação de um especialista. Em seguida, o profissional de saúde poderá dizer que tipo de intervenção é necessária para o seu caso: se é funcional, estética ou os dois — e, desse modo, provavelmente poderá descobrir se a rinoplastia poderá ser feita pelo plano de saúde.
Quais planos de saúde cobrem rinoplastia?
Como você conferiu até aqui, nenhum convênio médico cobre rinoplastia por caráter estético. Porém, nos casos em que a cirurgia for estética e funcional, pode ser que o plano de saúde cubra apenas parte do procedimento.
Para entender como funciona, o ideal é entrar em contato e buscar mais informações direto com a empresa. Se você tem um convênio Bradesco Saúde, por exemplo, procure por mais detalhes entrando em contato com a central de atendimento pelos canais disponíveis. Isso é válido para qualquer categoria ou operadora de planos de saúde.
Quanto custa uma rinoplastia?
Existem vários fatores que podem influenciar no valor total da rinoplastia particular. O preço pode variar de acordo com as necessidades do procedimento e até mesmo pelo nível de especialização do cirurgião contratado.
Se o seu plano não cobrir partes da cirurgia, vale ainda considerar custos com acomodação hospitalar, instrumentação cirúrgica, anestesista e outros. E, considerando esses fatores, pode ser que você precise desembolsar de R$ 10 a R$ 20 mil reais para realizar uma rinoplastia.
Esse é um procedimento que exige um bom especialista, já que a sua complexividade pode mudar conforme o caso de cada paciente. Portanto, consulte todas as informações necessárias sobre a cobertura do seu plano de saúde e recorra a orientações do seu médico. Assim, independente da forma como a cirurgia será realizada, o cuidado e o planejamento com especialista levará resultará em grande sucesso no procedimento