Capa – Espetáculo promove conscientização sobre educação financeiro por meio do humor – Cred João Caldas Filho
Que tal passear domingo na tradicional “Feirinha do Largo da Ordem”, aproveitar para se divertir e, ainda, ter noções de educação financeira básica, por meio de um espetáculo musical, em que o humor é o elemento de aproximação com o público? Essa é a proposta da peça Quem Prospera Sempre Alcança, que terá única apresentação gratuita aberta ao público em Curitiba, no próximo domingo (5), às 12h, no Teatro Londrina, localizado no hall principal do Memorial de Curitiba. A peça já passou por mais de 15 cidades e oito estados e conta com acessibilidade, incluindo intérprete de Libras e programa em braille.
Quem Prospera Sempre Alcança é um espetáculo para toda a família, cuja a dramaturgia concilia com as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. O humor é a linguagem que aproxima o público do palco, por meio de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação direta, características presentes nos trabalhos de Leonardo Cortez, autor e diretor da montagem, considerado um dos mais importantes profissionais da atual dramaturgia paulistana e aclamado por sua estrutura dialógica, bastante marcada em seus textos como “Amor à vista”, “Pousada Refúgio”, “Rua do Medo” e “Sala dos Professores”. Os atores André Santos e Djair Guilherme se revezam em onze interpretações, que iniciam com a entrada de dois técnicos de uma companhia de teatro, que são encarregados de montarem o palco para a apresentação que será feita no local. Alternando os diferentes personagens, eles invocam situações sobre empreendedorismo a partir de quatro histórias. A primeira delas é sobre a própria companhia teatral. Na segunda, duas divertidas fãs de uma dupla sertaneja, decidem juntas, no meio da fila da entrada do show dos artistas, como deverão gastar o dinheiro que juntaram com muito sacrifício. Já na terceira, dois animados desempregados decidem empreender como vendedores ambulantes em uma atrapalhada sociedade. E, pra finalizar, um dono de boteco falido recebe a visita de uma irreverente fada-madrinha.
Segundo o diretor Leonardo Cortez, o espetáculo aborda de forma leve o conflito de muitos brasileiros em encontrar possíveis novas opções de trabalho por conta própria e, em tempos de pandemia, ganhou novas modulações. “O espetáculo é anterior à pandemia e, devido ao cenário econômico, já dialogava muito com o público. Agora, que a situação piorou, acredito que falar de empreendedorismo e educação financeira de forma descontraída pode ser um alerta para situações diárias que muitas pessoas estão passando”, explica o dramaturgo.
Os atores André Santos e Djair Guilherme interpretam 11 personagens na peça – Cred João Caldas Filho
De acordo com Cortez, a mostra não tem a pretensão de ser didática, mas, apresenta com muito humor e descontração algumas situações e ciladas que qualquer pessoa pode se meter, por conta da inexperiência na vida pessoal e nos negócios. Essas questões ficam bastante nítidas a partir do cenário montado, que é revelado aos olhos da plateia, onde os personagens surgem por meio do uso de acessórios e figurinos pelos atores, em uma sucessão de cenas com características de esquetes, que permitem aos espectadores aproveitarem quatro histórias em uma única mostra. A música e da dança, que são elementos de linguagens artísticas presentes, que transmitem versatilidade, energia e multiplicidade à peça, ajudam a surpreender, revigorar e empolgar o público conforme as tramas se desenrolam.
“Quem Prospera Sempre Alcança” vai ao encontro da realidade de milhares de curitibanos
Mesmo que o espetáculo não tenha a intenção de ser didático, a montagem acaba abordando de forma divertida a realidade de milhares de brasileiros e, também, de curitibanos, em meio às problemáticas contemporâneas que estão presentes no dia a dia, como se organizar, planejar, inventar e, realizar o trabalho, quando falta o emprego e a educação financeira. “Acabamos de passar por um complicado período causado pela pandemia da Covid-19, em que muitos brasileiros tiveram que reinventar seus métodos de trabalho, muitas vezes, passando a ser os seus próprios chefes”, comenta Sonia Kavantan, diretora de produção da Kavantan Projetos e Eventos Culturais, realizadora do espetáculo. Essa também é uma das preocupações da Visa do Brasil, patrocinadora de “Quem Prospera Sempre Alcança” , que acredita que levar informação de forma gratuita, artística e descontraída para possíveis empreendedores individuais, famílias, micros e pequenos empresários da sociedade, é um preceito importante, ainda mais no período econômico em que passamos. “As pequenas empresas são a espinha dorsal da economia. Porém, apesar de importantes, elas normalmente não dispõem do treinamento, da tecnologia e das ferramentas financeiras que as ajudariam a crescer. Por isso, a Visa está globalmente comprometida a ajudar as empresas a crescerem por meio de acesso a capital, ativos, expertise e parcerias, assumindo o compromisso de levar informação relevante de maneira gratuita para os empreendedores do Brasil”, completa Sabrina Sciama, Diretora de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil.
Espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança tem apresentação gratuita em Curitiba no dia 5 de junho – Cred João Caldas Filho
Além da apresentação para o público no dia 5 de junho, a peça ainda terá três sessões direcionadas aos alunos da Universidade Federal do Paraná, assim como duas oficinas para escolas públicas. “Quem Prospera Sempre Alcança” em Curitiba é apresentado por Visa, com produção da Kavantan Projetos e Eventos Culturais e realização do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura. A classificação é livre, sendo um espetáculo para toda a família, com entrada por ordem de chegada. Acompanhe as novidades pelas redes sociais oficiais, pelo Facebook @quemprospera e pelo Instagram @quemprospera.
Ficha Técnica
Texto e Direção – Leonardo Cortez
Elenco – André Santos e Djair Guilherme
Assistência de Direção – Rogério Barsan
Composição e Direção Musical – Jonatan Harold
Cenário e Figurino – Márcio Araújo e equipe
Iluminação – Ricardo Bueno
Coreografia – Fabiana Santos
Operação de Som – Rogério Barsan
Fotografia – João Caldas Filho
Identidade Visual – Fernando Moser
Direção de Produção – Sonia Kavantan
Produção – Tiago Barizon e Rogério Barsan
Assistente Administrativo – Milka Master
Produção Local: !SobreVivi Produções
Patrocínio – Visa
Realização – Kavantan Projetos e Eventos Culturais, Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura