Durante uma visita à Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (11), o representante do Governo da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, reforçou a necessidade de doações humanitárias ao país europeu, que sofre com a guerra declarada pela Rússia. Tkach visitou o Legislativo para agradecer o apoio e solidariedade dos deputados paranaenses com o povo ucraniano. A comitiva formada por representantes ucranianos foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), e pelo primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).
De acordo com a Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados, mais de quatro milhões de pessoas, sendo a maioria mulheres e crianças, já deixaram a Ucrânia. A Agência estima que outros 6,5 milhões de pessoas foram deslocadas dentro do País. “Vemos a deterioração da ajuda humanitária ao País. Hoje, mais de 16 milhões de pessoas estão precisando de ajuda, em uma população total de 44 milhões. Cerca de ¼ da Ucrânia já foi atingida pela guerra”, revelou Tkach. De acordo com ele, alimentos e medicamentos estão entre os itens mais necessários.
O representante ucraniano também aproveitou a visita para agradecer o apoio da Assembleia aos conterrâneos atingidos pelo conflito. No dia 7 de março, o Poder Legislativo realizou uma Sessão Especial em Solidariedade Incondicional à Ucrânia e ao Povo Ucraniano. Além disso, a bandeira da Ucrânia foi hasteada em frente à sede do Poder Legislativo, juntamente com as bandeiras do Brasil e do Paraná. “Queremos agradecer o apoio do Paraná. Agradecemos os esforços do Estado para acolher os ucranianos”, disse.
Traiano reforçou o apoio do Legislativo à população ucraniana. “A Assembleia está sempre aberta aos ucranianos”, comentou. “Durante o encontro, tratamos da ajuda humanitária que o Paraná está trabalhando para enviar à Ucrânia. As contribuições que a sociedade paranaense pode dar diretamente ao povo ucraniano são muito importantes”, completou Romanelli.
O deputado destacou ainda o movimento da Assembleia em prol dos ucranianos. “O Parlamento paranaense realizou um ato manifestando nossa solidariedade, sobretudo pela importância da comunidade ucraniana no Paraná, que é muito significativa e com grandes contribuições em todas as áreas”, lembrou o parlamentar.
De acordo com a ONU, a Polônia foi o País que mais recebeu refugiados ucranianos, com mais de três milhões de pessoas. Por isso, a cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, que também fez parte da comitiva que visitou a Assembleia, reforçou a importância do apoio à população ucraniana. "A Polônia apoia incondicionalmente. Tratamos quem foge do terror da guerra como amigos. O que está em jogo é o futuro da Europa", destacou.
Também participaram do encontro o cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Inovação Brasil Ucrânia, Sérgio Maciura, e o presidente da Representação Central Ucraniana Brasileira, Vitório Sorotiuk.