As deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB e mçae do ex-prefeito de Guarapuava e pré-candidato ao Governo do Paraná, Cesar Silvestri, foi uma das campeãs de gastos com divulgação parlamentar neste primeiro trimestre de 2022. Ela, que tem base eleitoral em Guarapuava, custou R$ 46 mil nessa área só nos três primeiros meses desse ano, ficando em segundo lugar, perdendo apenas para o deputado estadual Galo (PP), que gastou 61,6 mil . Com isso a parlamentar, que recentemente encabeçou o lançamento da bancada feminina na Assembleia Legislativa do Paraná, ajudou a Assembleia Legislativa do Paraná a bater o recorde desse tipo despesa.
As informações são do portal RICMais, que analisou o Portal da Transparência da casa e chegou a conclusão que o conjunto dos deputados gastou o maior valor nessa área durante toda a série histórica. Nos três primeiros meses deste ano, o gasto com divulgação da atividade parlamentar por parte dos deputados estaduais chegou a R$ 827,1 mil. O valor é o maior para o período desde 2014, quando a Assembleia começou a disponibilizar os dados no portal da transparência.
Pela regra, nenhum dos gastos pode ser feito com caráter eleitoral. Entretanto, a divulgação dos feitos de deputados e deputadas, por exemplo, não é entendida como gastos de pré-campanha.
Ao portal RICMais, Silvestri informou que depende dos gastos com a divulgação para prestar contas à população. Já Paulo Roberto Galo disse que utiliza o recurso para tornar pública a sua atuação.