Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos divulgada nesta sexta-feira (6) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da corrida pela Presidência com 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada no período de 2 a 4 de maio. Em busca da reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 31%.
Pesquisa estimulada é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos. Com margem de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa entrevistou 1 mil eleitores por telefone.
A seguir, de acordo com o levantamento, aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), com 3%. O deputado federal André Janones (Avante) 2% e a senadora Simone Tebet (MDB) têm 1%. Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC) e Luciano Bivar (União Brasil) — que figura pela primeira vez na pesquisa — não pontuaram na pesquisa.
Cinco cenários
O Ipespe também testou cinco cenários para o segundo turno. Na sondagem que coloca Lula contra Bolsonaro, o petista tem 54%, contra 34 — ambos oscilaram um ponto para cima em relação à última pesquisa do instituto nesse recorte, de 6 de abril. Votos em branco, nulo e eleitores indecisos somam 12%.
Primeiro turno:
Intenção de votos estimulada para presidente
Lula – 44%
Bolsonaro – 31%
Ciro Gomes – 8%
João Doria – 3%
Tebet – 1%
Felipe d’Ávila – 1%
Eymael – 0%
Vera – 0%
Luciano Bivar – 0%
Branco Nulo – 8%
Indecisos – 2%
Segundo turno:
Intenção de votos estimulada para presidente
Cenário 1:
Lula – 54%
Bolsonaro – 34%
Branco/Nulo/ Indecisos/ Não votaria – 12%
Cenário 2:
Lula – 52%
Ciro Gomes – 25%
Branco/Nulo/ Indecisos/ Não votaria – 23%
Cenário 3
Lula -55%
Doria – 19%
Branco/Nulo/ Indecisos/ Não votaria – 26%
Cenário 4
Ciro Gomes – 45%
Bolsonaro – 38%
Branco/Nulo/ Indecisos/ Não votaria – 17%
Cenário 5
Bolsonaro – 39%
Doria – 37%
Branco/Nulo/ Indecisos/ Não votaria – 24%