Arrematantes do leilão de veículos e sucatas nº 001/2021 organizado pela Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) têm até quinta-feira (12/5) para pagarem as guias de recolhimento (GR) dos bens adquiridos.
No total, foram leiloados 49 lotes, sendo oito veículos e 41 sucatas da Prefeitura de Curitiba impróprias para uso, e o resultado foi homologado no portal e-Compras na terça-feira (26/4). A guia de recolhimento foi enviada ao e-mail dos vencedores, e em caso de não pagamento, o bem será destinado ao segundo maior lance.
Foram vendidos caminhões, ônibus, rolos compactadores, ambulâncias, uma pá carregadeira e um furgão inservíveis, que vão render R$ 496 mil para os cofres da Prefeitura, R$ 300 mil a mais que o valor inicial do leilão, que era de R$ 195 mil.
Entre 2017 e 2021 foram realizados pela Smap quatro leilões de bens inservíveis, que somaram R$ 1,3 milhão para a Prefeitura.
Todo o processo aconteceu de forma virtual, pelo site do e-Compras. O processo foi aberto em novembro de 2021 e os lances se encerraram no início de março. O leilão teve 42 participantes, entre pessoas físicas e jurídicas de cinco estados diferentes. Oito deles arremataram os lotes.
Depois do pagamento, o gestor do leilão vai liberar os itens vendidos e o os arrematantes terão o prazo de sete dias após a liberação para retirá-los, com a apresentação da guia de recolhimento quitada.
Os veículos e sucatas leiloados resultam da ação da zeladoria municipal nos equipamentos próprios, desenvolvida pelos responsáveis pelo transporte oficial das diversas secretarias, em conjunto com as diretorias de Gestão do Patrimônio Público e de Gestão de Serviços da Smap. Sucatas são aqueles veículos que foram baixados pelo Detran e não podem mais ser usados.