A busca por um trânsito mais seguro é o principal objetivo da Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito (Setran), durante o ano todo. Mas é especialmente neste mês que a administração municipal evidencia ações de conscientização sobre acidentes e mortes no trânsito, integrada ao movimento do Maio Amarelo, uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil com o objetivo de colocar a segurança viária em pauta.
"A ideia é que todo mundo se una, porque a obediência às leis do Código Brasileiro de Trânsito é do interesse de quem está andando, de quem está dirigindo ou pedalando e, acima de tudo, das famílias de Curitiba, que não querem perder ninguém por imprudência nas ruas", diz o prefeito Rafael Greca.
Neste domingo (1º/5), a Praça do Japão recebeu iluminação na cor amarela para marcar a chegada de maio. Em breve, serão iluminados a estufa do Jardim Botânico; a Torre de Cronometragem do Parque Náutico; as Ruas da Cidadania do Pinheirinho, Portão e Boqueirão; o Portal Santa Felicidade; o Museu Municipal de Arte (MuMA); e as praças 29 de Março e 19 de Dezembro.
Abertura
Oficialmente, a solenidade de abertura para as atividades propostas ao longo do mês acontece às 11h desta segunda-feira (2/5), no Salão Nobre da Prefeitura. Com a participação de representantes dos mais diversos órgãos públicos e da sociedade civil organizada que atuam no trânsito, o evento marca o início das atividades programadas para acontecerem durante o mês de maio.
“Como signatária de iniciativas mundiais como o Programa Vida no Trânsito e o Visão Zero, que defendem boas práticas, a exemplo da redução da velocidade, Curitiba evidencia o Maio Amarelo como uma união de esforços públicos e privados para a transformação que tanto queremos no trânsito”, afirma a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
A superintendente pontua também que a capital paranaense segue os critérios estipulados no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Em Curitiba, o Maio Amarelo é uma parceria entre a Prefeitura, o Observatório Nacional de Segurança Viária e o Comitê Trânsito Seguro.
Manual técnico, debate com especialistas e campanha
Durante a abertura do Maio Amarelo, a Superintendência de Trânsito (Setran) vai lançar o Manual de Projetos Padrões da Sinalização de Trânsito de Curitiba. De caráter técnico, o documento é voltado para profissionais que desenvolvem projetos e implantam sinalização viária, com o objetivo de servir de referência a outras cidades.
Para debater estratégias, ferramentas e inovação na educação para o trânsito, Curitiba sedia o 1º Seminário Intermunicipal sobre o tema, no dia 23. E, voltada ao público em geral, nos próximos dias a Prefeitura lança uma campanha publicitária de respeito no trânsito, além do engajamento da gestão municipal com o tema nas redes sociais oficiais do órgão.
Atividades educativas
Boas condutas, respeito e empatia no trânsito serão reforçados em atividades educativas, em um trabalho coordenado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran). Outras ações, propostas pelo Comitê Trânsito Seguro, também terão a participação de agentes da EPTran.
A primeira delas acontece também na segunda-feira, logo após a abertura do Maio Amarelo, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, em frente à Prefeitura.
Confira a programação completa (sujeita a alterações):
2/5 manhã: Abertura e abordagem educativa – Comitê Trânsito Seguro
Prefeitura Municipal de Curitiba – Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico
3/5 manhã e tarde: Palestra em sala e abordagem de saída de alunos. Escola Municipal Professor Herley Mehl – R. Saturnino Arruda dos Santos, 80 – Pilarzinho
4/5 manhã e tarde: Palestra em sala e abordagem de saída de alunos. Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan – Rua Velcy Bolívar Grandó, 105 – Uberaba
5/5 manhã e tarde: Abordagem educativa a motociclistas
Local a confirmar
6/5 manhã e tarde: Palestra em sala e abordagem de saída de alunos. Escola Estadual Gottlieb Müeller – Rua Bom Jesus de Iguape, 3.333 – Boqueirão
7/5 tarde: Ação educativa – Comitê Trânsito Seguro. Shopping Jockey Plaza – Rua Konrad Adenauer, 370 – Tarumã
9/5 manhã e tarde: Ação educativa em visita de escola à EPTran. Sede EPTran – Bosque Fazendinha
10/5 manhã: Ação educativa em visita de escola à EPTran. Sede EPTran – Bosque Fazendinha
11/5 tarde: Estande educativo. Sesc Água Verde – Avenida República Argentina, 944 – Vila Izabel
12/5 manhã: Ação educativa – abordagem a pedestres. Rua XV de Novembro – em frente à Associação Comercial do Paraná (ACP)
14/5 manhã: Treinamento para monitor de eventos. Sede EPTran – Bosque Fazendinha
15/5 tarde: Ação educativa – Comitê Trânsito Seguro. Shopping Curitiba – Rua Brigadeiro Franco, 2.300 – Centro
17/5 manhã e tarde: Ação educativa em visita de escola à EPTran – Sede EPTran – Bosque Fazendinha
20/5 manhã: Ação educativa – apoio Mobi Anjos – Comitê Trânsito Seguro. Praça Rui Barbosa
22/5 tarde: Ação educativa – Comitê Trânsito Seguro. ParkShopping Barigui – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê
23/5 manhã e tarde: 1º Seminário Intermunicipal: Estratégias, ferramentas e inovação na educação para o trânsito Parque Barigui – Alameda Ecológica Burle Marx – Santo Inácio
26/5 manhã e tarde: Estande educativo Ifood. Sede EPTran – Bosque Fazendinha
27/5 manhã e tarde: Ação educativa em visita à EPTran – Programa Linhas do Conhecimento. Sede EPTran – Bosque Fazendinha
29/5 tarde: Ação Educativa – Comitê Trânsito Seguro. Shopping Estação – Avenida Sete de Setembro, 2.775 – Centro