A Estação de Tratamento de Esgoto Belém (ETE Belém) teve a sua capacidade ampliada de 1,5 mil litros por segundo para pouco mais de 2,5 mil litros por segundo. A estação faz o tratamento de esgoto de cerca de 800 mil moradores de Curitiba e São José dos Pinhais e fica na divisa dos municípios, junto ao Parque Náutico.
As obras, que fazem dela, agora, a maior estação de tratamento do Estado, foram entregues na manhã desta quinta-feira (28/4). O prefeito Rafael Greca participou da solenidade com a presença do governador Ratinho Júnior, do diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira.
De acordo com a Sanepar, os investimentos na ampliação e modernização da ETE Belém chegam a R$ 120 milhões e o aumento do atendimento ocorrerá de forma gradativa. A ampliação permite que a estação supra a demanda de crescimento dos municípios atendidos até 2033.
Para o governador Ratinho Júnior, o projeto concretiza a parceria e o planejamento do Estado para atingir os objetivos do Desenvolvimento Sustentável. “O Paraná tem a previsão de mais R$ 9 bilhões em investimento em saneamento para os próximos anos e vai se tornar um estado 100% saneado”, contou.