Após se filiar ao PT, como última opção que sobrou, Roberto Requião esperava que a militância petista pudesse dar alguma sobrevida a sua candidatura, que desde o início respira por aparelhos. Mas não foi isso que aconteceu. A pesquisa divulgada ontem (5), pela IRG Pesquisa, foi um balde de água fria nas intenções do velho Requião.
Nos dois cenários avaliados, o governador Carlos Massa Ratinho Junior vence qualquer adversário em 1º turno. Com índices de intenção de voto de 53% e 57,3%, a vantagem do governador sobre Requião chega a incríveis 31,5% e 33,6%.
Ao se comparar a pesquisa divulgada ontem com outra realizada pela Radar Inteligência, no mês de março, e também registrada no TSE, o atual governador Carlos Massa Ratinho Junior conseguiu outro feito: ampliou ainda mais sua vantagem sobre Requião em até 3,3%.
Portanto, de imediato, é possível afirmar que a visita de Lula ao Paraná não alterou a intenção de voto dos paranaenses. Pelo contrário, na verdade, prejudicou ainda mais o já fraco desempenho de Requião, que agora vive de incentivar a invasão de terras no Paraná, entre outros absurdos.
Por outro lado, a pesquisa reafirmou que os eleitores do Paraná permanecem convictos com a decisão de reeleger o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Se antes, muita gente já se perguntava se a candidatura de Requião era para valer, ou apenas para garantir palanque a Lula no estado, agora, o resultado desastroso levanta dúvidas até se Requião irá manter seu nome na disputa até o fim.
Lembrando que Requião saiu derrotado das urnas em 2014, quando disputou o governo do Estado, e perdeu também em 2018, quando tentou se reeleger senador. Numa eleição em que havia duas cadeiras em disputa,
Requião amargou o terceiro lugar, perdendo para o estreante na política Oriovisto Guimarães e Flávio Arns. Em 2022, caso insista em não retirar sua candidatura, Requião caminha a passos largos para sua terceira derrota consecutiva.
Diante dessa perspectiva, não há como não lembrar de uma famosa frase que diz: “você pode enganar muitas pessoas por algum tempo, mas não consegue enganar todas por todo o tempo”.
Esse parece ser o caso de Requião. Com o passar do tempo, já não engana mais ninguém, pelo menos aqui no Paraná.