Mais de 230 profissionais do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), polícias Civil e Militar, Guarda Municipal de Curitiba e Defesa Civil do Paraná, além da Força Nacional do SUS, tiveram uma manhã de desafios nesta sexta-feira (25), no município de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.
Eles participaram de uma simulação realística de um desabamento de edifício envolvendo várias vítimas. O “colapso da edificação” foi realizado no antigo autódromo de Pinhais, situado na Região Metropolitana de Curitiba, que está em processo de demolição e serviu como cenário para treinamento das forças de urgência e emergência do Paraná.
A experiência fez parte do curso que a Força Nacional do SUS realiza no Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O curso Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) visa fortalecer o preparo de equipes estaduais e municipais para atuar em casos de calamidade pública, como desastres naturais, eventos de massa, ou em situações de emergência graves que envolvem várias vítimas. O treinamento começou na quarta-feira (23) e foi finalizado com essa experiência prática, nesta sexta.