O novo espaço comunitário da Associação de Moradores da Vila Joanita foi inaugurado no último domingo (13/03). A novidade atenderá 400 famílias moradoras da região, com atividades culturais e educacionais. A área foi revitalizada pelo Instituto WF com apoio de empresas parceiras: Weefor, RAC, Hiex, Altma e Idee.
A inauguração traz uma nova etapa do Projeto Vila Joanita, no qual o Instituto WF busca ter um impacto efetivo na região. Diversas ações já haviam sido organizadas pelo grupo com o objetivo de reforçar sentimentos de comunidade e pertencimento. A primeira fase, em conjunto com a Urbideias, preparou um diagnóstico participativo sobre o que os moradores acreditavam ser essencial para mudanças na Vila. Cursos de capacitação, articulações com o poder público, a transferência de hortas agroecológicas da Weefor ECO para o local e um levantamento socioeconômico foram algumas das etapas seguintes, que culminaram agora na adequação do espaço comunitário.
Fundada há 50 anos, entre o Bairro Alto e o Tarumã, a Vila Joanita não tem um reconhecimento oficial, o que dificulta conquistas de direitos básicos como acesso à educação e até construção de áreas de lazer. Para reduzir a desigualdade social, o Instituto WF desenvolveu o Projeto Vila Joanita, com o qual realiza adequação e requalificação de espaços comunitários, faz educação ambiental e qualificação e capacitação de mão de obra. “No sentido de construir uma cidade para todos e por todos, seguimos na adequação de um espaço comunitário, que vai além da construção física: é a construção intelectual. A educação é o caminho realmente possível para a transformação de realidades”, comenta Adriane Nunes Ferreira, co-fundadora e diretora do Instituto WF.
Este projeto contou com o apoio das empresas RAC, Hiex, Altma e Idee, além da própria Weefor. “Para nós do Grupo RAC, é muito satisfatório fazer parte de projetos tão inspiradores e motivadores como esse”, comenta Júlia Berticelli Basso, responsável pela Sustentabilidade Corporativa do Grupo RAC. “Acreditamos que faz parte da nossa responsabilidade ter esse olhar consciente, engajar e promover projetos que impactem positivamente as pessoas. Agradecemos ao Insituto WF, aos parceiros e toda a comunidade da Vila Joanita por terem confiado a nós esse projeto tão importante, tendo a certeza de que esse espaço será lar de muita alegria, desenvolvimento e união”.
As sócias da Incorporadora Weefor que criaram o Instituto WF, com a intenção de transformar a cidade com ações de responsabilidade social. O instituto viabiliza estas atitudes da incorporadora, que doa parte do valor geral de vendas de cada empreendimento construído para amadrinhar comunidades da capital paranaense. A Vila Joanita foi a primeira comunidade atendida pelo Instituto WF.