O apresentador do programa jornalístico Brasil Urgente (Band), José Luiz Datena, foi criticado nas redes sociais após fazer um comentário negativo sobre a cidade de São José dos Pinhais, que fica na Região Metropolitana de Curitiba.
Durante a discussão sobre a morte do secretário de Segurança Ricardo Kusch, o apresentador perguntou ao repórter de qual cidade era o secretário. “Só me fala de que raio de cidade era o secretário! Falem para mim”, pede.
Em seguida, Datena recebe a resposta do colega, afirmando ser São José dos Pinhais. Então o apresentador fez o comentário que repercutiu negativamente.
“São José dos Pinhais não é nem cidade do Paraná. É praticamente um bairro ali de Curitiba, onde tem o aeroporto“, diz Datena antes de afirmar que a localidade é um “anexo” da capital paranaense.
A fala repercutiu nas redes sociais e revoltou internautas. “O Datena falou que São José dos Pinhais não é uma cidade, é quase um bairro de Curitiba. QUE AUDÁCIA”, disse uma. “desrespeitou os quase 330 mil habitantes de São José dos Pinhais, chamando-a de bairro de Curitiba. Além de lidarmos com o assassinato de um secretário municipal, temos que lidar com a ignorância de um comunicador. Dia difícil! Urge uma retratação”, disse outro.
A Câmara Municipal da cidade se pronunciou sobre o ocorrido e em nota demonstrou “sua insatisfação e inquietude quanto ao comentário equivocado proferido pelo apresentador José Luiz Datena sobre a cidade de São José dos Pinhais, no programa Brasil Urgente, exibido em 07.03.”.