A operação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) feita pela Polícia Militar em Curitiba, entre a noite de sábado (27) e a madrugada deste domingo (27) resultou na lavratura de mais de R$ 37 mil em multas, um encaminhamento por jogo de azar e na apreensão de máquina caça-níquel. A Aifu fiscaliza o cumprimento de medidas do Estado e do município para coibir a disseminação da Covid-19. As ações ocorreram nos bairros Alto Boqueirão, Cidade Industrial, Pilarzinho, Santa Felicidade e Tingui.
A atuação dos integrantes foi para verificar se o funcionamento de estabelecimentos comerciais estava dentro das normas municipais e estaduais, além de fiscalizar o trânsito nos arredores desses pontos para coibir estacionamento irregular e embriaguez ao volante. O trabalho foi coordenado pela PM com apoio do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e das secretarias municipais do Meio Ambiente, Urbanismo, Trânsito e da Fundação de Ação Social (FAS).
Durante a operação, cinco pontos comerciais foram abordados, dos quais três foram fechados. Ao todo, 410 pessoas estavam nestes estabelecimentos.
As equipes municipais lavraram11 autuações administrativas no valor de R$ 37.311,88 de acordo com as irregularidades constatadas. Em um dos pontos abordados foi apreendida uma máquina caça-níquel e encaminhada uma pessoa para assinatura de Termo Circunstanciado por jogo de azar.
No trânsito, os policiais e agentes do município fizeram abordagens a veículos lavraram 40 autos de infração, sendo que quatro veículos acabaram recolhidos ao pátio e lá ficarão até a regularização pelos proprietários