Para quem chega no terreno de 2,8 mil metros quadrados na Vila Real, no Órleans, de imediato se surpreende com uma horta que mais parece um jardim. Flores, árvores frutíferas e as caixas de abelhas dos Jardins de Mel, se misturam a hortaliças, legumes e temperos espalhados pelos canteiros.
Nesta quinta-feira (17/2), o prefeito Rafael Greca inaugurou a 114ª horta comunitária na capital. A horta Uma Nova Curitiba é uma parceria entre a Prefeitura e a construtora Casteval, que cedeu o terreno, com apoio da Copel. O espaço vai beneficiar diretamente 40 famílias que compreendem aproximadamente 180 pessoas da comunidade.
“As hortas comunitárias representam a memória cultural de Curitiba. A visão de que a comida de verdade tem que ser plantada, e cultivada sem veneno, é a visão de uma cidade inteligente”, disse o prefeito Rafael Greca.
A implantação da horta foi uma solicitação da Associação de Moradores Amigos da Vila Real ao Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Felicidade, com o objetivo de fazer o melhor aproveitamento de um espaço urbano vazio, além de proporcionar a melhoria da qualidade na alimentação, no tratamento da saúde emocional e ocupação social da comunidade que vive na região.
A coordenadora da horta, dona Mariléia Weinschütz Grden, agradeceu o apoio de toda a equipe da Prefeitura para que a horta fosse implantada. “Esta horta é resultado de uma união entre a comunidade e os funcionários da Prefeitura que nunca nos deixaram desamparados. Nós só temos a agradecer por este espaço maravilhoso”, comemorou ela.
De acordo com o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, as hortas são uma grande alternativa para a segurança alimentar nos centros urbanos. “Em locais que antes eram depósitos de lixo, Curitiba transforma em local de alimentação saudável para a população”, salientou Gusi.
Saúde
Além da colheita de alimentos livres de venenos, a comunidade do entorno da horta Uma Nova Curitiba poderá se beneficiar de uma atividade que faz bem pra saúde unindo atividade física e contato com a natureza. Idelfino Soares tem 82 anos e diz que mexer na terra lhe dá energia.
“Participar aqui me ajuda muito. Ter uma horta assim pertinho de casa é muito bom, me mantenho ativo”, garantiu.
Presenças
Participaram da inauguração a representante da Casteval Construções e Incorporações, Laura Benato, o superintendente de Controle Ambiental, Marcos Traad, o superintendente da secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino, a gestora do Núcleo de Educação Ambiental, Marize Abreu, o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento, Ibson Martins, o diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus, a administradora da Regional Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima, os vereadores Nori Seto, Sidnei Toaldo, Jornalista Marcio Barros, Mauro Ignácio, Alexandre Leprevost, e o assessor de articulações políticas, Lucas Navarro de Souza.