Em 10 dias de vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19, Curitiba já aplicou 30,4 mil primeiras doses da vacina pediátrica, em uma etapa da imunização que tem revelado muitos heróis nos dez pontos exclusivos de vacinação para os curitibinhas.
Enquanto para os adultos a chegada da primeira dose da vacina foi recheada de esperança, para o os pequenos, é um momento de dar um fim à ansiedade pela proteção contra um vilão invisível chamado Sars-Cov2 e mostrar que eles estão preparados para fazer seu papel no combate ao coronavírus.
Com os super-heróis das histórias em quadrinhos e dos blockbusters do cinema estampados nas roupas e máscaras – quase como se fosse um uniforme informal para o dia da vacinação -, os curitibinhas têm mostrado bravura de gente grande e, na maioria, não se intimidam com agulha e seringa: sabem que ali está a fórmula protetora contra o coronavírus.
Com a máscara do Incrível Hulk, Luis, 7 anos, foi levado até a Unidade de Saúde Atenas (CIC) pelo pai, Giovani Horochowski, 33 anos, e disse que agora vai ficar mais seguro nesta pandemia. Vestido com a camisa do Homem-Aranha, o Adônis, 7 anos, diz que estava contando os dias para também se vacinar. “Chegou a minha vez”, disse, animado.
Mirella, 7 anos, foi levada pela mãe, a auxiliar de produção Cláudia Cardoso Pires de Souza, 42 anos, usando uma máscara da Minnie e, em menos de 3 minutos depois de chegar à Unidade, recebeu a primeira dose da vacina pediátrica e recomendou às demais crianças:
“Todo mundo precisa se vacinar. É só uma picadinha rápida, que deixa a gente mais forte contra o vírus”, falou a garota.