Com recorde de investimentos no SUS Curitibano, unidades de saúde reorganizadas, estrutura hospitalar fortalecida, contas em dia e prateleiras de medicamentos reabastecidas, o primeiro ano da nova gestão do prefeito Rafael Greca também foi marcado pelo sucesso da campanha de vacinação contra a covid-19.
Ao longo dos meses, pontos de vacinação contra a covid-19 se espalharam pela cidade e chegaram a ser 82. Com atendimento aos fins de semana, mutirões, busca ativa de faltosos, vacina em domicílio para acamados, Curitiba aplicou 3.256.584 doses de janeiro a novembro. A Secretaria Municipal da Saúde mostrou toda sua capacidade de imunização quando aplicou 45.611 doses em um único dia.
Atualmente, 94,5% da população com 12 anos ou mais já recebeu ao menos uma dose e 86,5% completaram o ciclo vacinal. Foram aplicadas ainda 278.390 doses de reforço.
Com isso, desde março, ainda no início da campanha, até novembro, o número de mortes por covid-19 caiu 95,4%. Em março foram 1.039 óbitos e em novembro 48.
“Com a recuperação financeira da cidade no início da gestão conseguimos chegar onde chegamos e dedicar aos curitibanos uma saúde cada vez melhor. Enfrentamos a pandemia sem sucumbir, fizemos uma linda campanha de imunização. Encerro este ano coroado com o Natal da gratidão, das luzes que vieram para iluminar os dias sombrios da pandemia que se afasta”, comemora Greca.