Com atrações como o concerto luminoso diário na estufa e o Voo de Balão Ademicon, o Jardim Botânico encantou o casal de turistas Maria José Mota Costa, 41 anos, e Antônio Carlos dos Santos, 53 anos, moradores de São Paulo (SP). Segundo eles, a capital ficou muito mais bonita e interessante com a programação de fim de ano. “O Natal de Curitiba tem decorações para alegrar a todos. É sempre agradável ver as pessoas apreciando. Só por isso já dá vontade de morar aqui”, afirma Maria José, que conheceu locais decorados com clima de Natal como o Jardim Botânico, o Mercado Municipal e a Rua XV de Novembro.
O setor de hotelaria de Curitiba comemora o crescimento da taxa de ocupação dos estabelecimentos neste fim de ano, que subiu de 50%, em média, nos meses anteriores, para os 70% em dezembro, um crescimento de 40%. O aumento ocorre, principalmente, nos fins de semana.
De acordo com Jonel Chede Filho, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba (Seha), a programação de fim de ano beneficia fortemente o turismo na capital. “O Natal de Curitiba tem aumentado a movimentação e ocupação em hotéis. Nos fins de semana, a ocupação chega a 70%”, revela ele.
Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, lembra que, desde o início da programação natalina, em 2017, o tempo de permanência de turistas vem aumentando em Curitiba no fim do ano. “Em 2019, essa permanência média passou de dois para quatro dias, movimentando ainda mais os setores de hotelaria, alimentação, transporte e comércio da capital”, frisa.
Tatiana espera que a programação de 2021 supere o número de expectadores de 2019, quando 700 mil pessoas acompanharam as atrações. Deste total, 100 mil eram turistas. “A cada real investido pela Prefeitura na programação, estima-se que o retorno dos turistas seja de R$ 37 no comércio e serviços”, acrescenta a presidente do Instituto Municipal de Turismo.