A Administração Regional da CIC recebeu um visitante especial nesta terça-feira (21/12). Foi o filhote de tucano-de-bico-verde achado por moradores da comunidade Moradias Corbélia, no bairro São Miguel, e encaminhado para o local. Antes de ser entregue aos cuidados do Centro de Apoio à Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no Capão da Imbuia, ele foi alimentado, hidratado e ganhou o nome de Tito.
Enquanto ficou na Regional, o animalzinho comeu frutas e bebeu bastante água. “Agora ele está bem ativo”, conta a coordenadora técnica do órgão, Maria Izabel de Paula, que levou Tito até o Centro de Apoio. Lá, ele foi recebido pelo servidor Pedro de Oliveira e encaminhado para acompanhamento com a veterinária Hélia Puglielli.
“É um filhotão de uns 2 meses mais ou menos que está aprendendo a voar. Vamos ver o que houve com a asa esquerda dele, que aparentemente está machucada”, disse a veterinária, antes da avaliação.
Tucanos-de-bico-verde são aves de peito amarelo e bico esverdeado que atingem de 42 a 48 centímetros e chegam a pesar de 265 a 400 gramas. Comuns na Mata Atlântica, onde habitam as copas das árvores altas, eles colocam de dois a quatro ovos. Esta é a época de reprodução do animal, que não pode ser mantido em casa.
Quando estiver estabilizado, o tucano será remetido para o Instituto Água e Terra, que decidirá sobre seu destino: a soltura na natureza ou encaminhamento para uma entidade de proteção.