A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba recebeu nesta segunda feira (13/12) uma comitiva de representantes do Ministério da Saúde da República Dominicana. O grupo veio conhecer projetos do município voltados ao controle de HIV/Aids e infecções sexualmente transmissíveis (IST).
A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, recebeu o grupo e disse que Curitiba colabora com sua experiência na prevenção e tratamento da doença para projetos no setor do país caribenho.
“Temos em Curitiba uma equipe muito competente na prevenção e tratamento do HIV, que entre outras conquistas, tornou a nossa cidade a primeira no Brasil a receber o certificado de eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho”, contou a secretária.
Para conhecer a expertise curitibana, a agenda do grupo se estenderá nesta terça-feira (14/12), em dois dias de programação que incluíram a ida até o Laboratório Municipal; visita às instalações dos testes solicitados via internet; e visita ao armário eletrônico para dispensação de auto teste para HIV na Rodoviária de Curitiba. A comitiva também vai conhecer o Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) e a clínica de acompanhamento e-COA.
A coordenadora do Programa de Prevenção de ISTs, HIV e Hepatites do Ministério de Saúde Pública e Assistência Social da República Dominicana, Mónica Thormann, disse que a experiência curitibana no diagnóstico, prevenção e tratamento do HIV são exemplares.
“Curitiba vem desenvolvendo um trabalho digno de admiração, que vem sendo realizado há 20 anos com ações para captação de pacientes e acompanhamento contínuo, em um serviço humanizado. Vimos muitas propostas interessantes e temos de tentar fazer o que é possível dentro da nossa realidade”, destacou a coordenadora dominicana.
Ela disse que o país tem desafios, como tornar o serviço de tratamento mais amigável aos pacientes, para conseguirem uma redução nas taxas de abandono e que, assim como Curitiba fez, está reestruturando o atendimento na Atenção Básica para que as Unidades de Saúde sejam a porta de entrada ao cuidado para a pessoa portadora do HIV.