A noite de domingo (12/12) foi marcada por duas atrações especiais do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais: a Laternenfest, no Boque Alemão, e o Balé Quebra Nozes, nas Ruínas de São Francisco.
Ao anoitecer, dezenas de famílias com suas crianças se reuniram no Oratório de Bach, no Bosque Alemão, para a Noite das Lanternas, uma tradição germânica que foi incorporada à programação natalina de Curitiba. A festividade começou com apresentações do Centro de Idioma e Educação Infantil Vogelnest e do Grupo Infantil do Original Einigkeit Tanzgruppe da Sociedade Thalia.
Na Laternenfest se comemora o Dia de São Martinho, que simbolicamente apareceu montado em seu cavalo branco para conduzir as crianças numa caminhada pela Rua Nicolo Paganini até o portal da Casa Mila, onde foram recepcionados pela Banda da Caximba.
“Quero agradecer os curitibinhas, meninas e piás que vieram encher de luzes essa noite que precede o santo Natal de 2021. Viemos pedir que a escuridão vá embora e que a luz da nossa fé brilhe, que a nossa cidade seja um lugar abençoado”, disse o prefeito Rafael Greca ao final da caminhada.
Luzes
Os pais e crianças que participaram da festa confeccionaram as lanternas em casa, de forma artesanal, utilizando velas ou microlâmpadas de led. As luzes simbolizam o bom caminho e o exemplo de vida do santo que se dedicou a ajudar o próximo e a ensinar o bem.
O empresário Kleber Pacheco tratou de adaptar latas de panetone e produziu lanternas para a filha Valentina, de 5 anos, e para os amiguinhos da Escola Aurora, Marc e Clara, que também compareceram com os pais. “Combinamos de vir juntos. Essa época é boa uma oportunidade de transmitir o espírito de união e fraternidade para as crianças”, disse Kleber.
A advogada Gabriela Rubin Toazza levou os três filhos para a caminhada. “Nós conhecemos a festa e ficamos felizes de poder participar novamente. Esses passeios ao ar livre têm muito significado, pois tira um pouco as crianças do ambiente tecnológico em que vivem”, constata.