É muito comum lermos ou escutarmos a frase “os jovens são o futuro do Brasil”. Mas será que eles são tratados dessa maneira no país? Pensando em jovens carentes que, infelizmente, não têm acesso à educação de qualidade, o Instituto WF em parceria com o Alicerce Educação acaba de lançar o Programa de Contraturno Escolar para jovens da Vila Joanita, uma comunidade de Curitiba (PR) que reúne 400 famílias em situação de vulnerabilidade social, a grande maioria em situação irregular de moradia.
O projeto tem por objetivo oferecer, a partir de 2022, um programa de contraturno escolar para adolescentes e jovens, na busca de um melhor desenvolvimento da base educacional e preparação para potenciais oportunidades. A turma contará com 20 alunos, que terão aulas presenciais na Associação de Moradores da Vila Joanita, três vezes por semana, durante 5h30, por seis meses.
Para tirar o projeto do papel, o Instituto WF lançou uma vaquinha virtual no Benfeitoria (https://benfeitoria.com/projetovilajoanita), com a meta de arrecadar R$ 27 mil. Os recursos arrecadados serão utilizados para subsidiar o programa de contraturno escolar do Alicerce Educação, com investimentos em materiais de estrutura física (mesas e cadeiras); professores; lanche para os alunos; gestão administrativa de implantação; relatórios online; materiais pedagógicos físicos; materiais pedagógicos digitais (MAPA e banco de atividades); e acompanhamento e apresentação de métrica.
Além de matérias base, como português e matemática, o Alicerce desenvolve, também, conteúdos como sustentabilidade, educação financeira e educação digital, além das competências socioemocionais necessárias para o melhor desempenho dos alunos. Localizada na divisa entre o Bairro Alto e o Tarumã, no encontro dos rios Bacacheri e Atuba, a Vila Joanita tem uma população formada por 22,6% de adolescentes e jovens, com idades entre 12 e 25 anos.
Para contribuir com o Programa de Contraturno Escolar para jovens da Vila Joanita, acesse a vaquinha online disponível no portal Benfeitoria (https://benfeitoria.com/projetovilajoanita).