Cardápios inclusivos, novidades sazonais e plano multimarcas são alguns dos detalhes que vem destacando a rede Café Cultura no cenário nacional. Criada em Santa Catarina, a marca já está em quatro estados com mais de 20 lojas – e com mais pontos em outros estados já agendados para inaugurar em 2022. O plano de expansão do Café Cultura surpreende com seus avanços, que já trouxeram melhores patamares de lucro para a marca em níveis superiores ao período pré-pandemia.
A rede foi apontada recentemente como a quinta maior do país no setor de cafeterias, pelo prêmio Melhores Franquias do Brasil 2021. Desde o início da pandemia, o Café Cultura adaptou-se à nova realidade e registrou um crescimento significativo mesmo com todos os obstáculos. A aposta no delivery e novas maneiras de vendas foram essenciais, mas também a busca por formas de gerenciar custos. A estratégia resultou em 11 novas unidades comercializadas, nas cidades de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Balneário Camboriú (SC), Canoas (RS), Caxias (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São José (SC), e garantiu a saúde financeira das lojas que já estavam em funcionamento no país.
Ainda que 2020 tenha colocado um dificultador na expansão da marca, o Café Cultura reverteu esse cenário, ampliando tanto o número de lojas quanto seus lucros em 2021. Em 2019, foram 4 inaugurações, seguidas de duas novas praças em 2020. Já em 2021, foram inauguradas 10 unidades, com mais duas prontas para abrir as portas até o fim de 2021: em Itajaí (SC) e no Shopping Iguatemi Porto Alegre (RS). O faturamento de 2019, em torno de R$ 17 milhões, chegou em 2020 a mais de R$ 11 milhões, mesmo em um período de incertezas e restrições. Em 2021, antes mesmo do fim do ano já passou dos R$21 milhões.
Fortalecimento
O fortalecimento da marca e maior contato da CEO da rede, Luciana Melo, com os franqueados, indicando formas de gerenciamento em momentos de crise, foram fundamentais para a consolidação do Café Cultura em um período que poucas empresas conseguiram se manter firmes no mercado. “Orientamos os franqueados em relação à gestão de custos, algo essencial para o período em que estamos vivendo”, explica Luciana. “Nenhuma de nossas franquias fechou e estamos trabalhando forte para deixarmos as lojas preparadas para uma retomada inteligente e segura para todos”, complementa.
O padrão de qualidade da rede é mantido com cardápios completos e adaptáveis para o tamanho das lojas – sejam os mini-bistrôs (de menus completos) ou quiosques (focados nos maiores sucessos do Café Cultura). O cardápio foi atualizado recentemente e implementado em todas as 25 lojas pelo país. Outro menu exclusivo para o verão entra em operação ainda em 2021. “Conseguimos moldar um modelo de franquias que oferece diferentes tamanhos das operações, favorecendo o crescimento da rede, pois os variados estilos aumentam as possibilidades de o franqueado encontrar um empreendimento dentro de suas expectativas”, detalha Luciana Melo.
O investimento inicial de R$ 250 mil para o modelo quiosque indicado para uma unidade do Café Cultura tem retorno estimado de 20 a 30 meses com faturamento médio de R$ 75 mil. O pagamento de royalties é de 5% sobre o faturamento bruto, além de 1,5% para fundo destinado à propaganda. “O Café Cultura oferece suporte ao franqueado em aspectos como análise econômica e de viabilidade, assessoria no projeto arquitetônico e programa de treinamento, entre outros”, explica a CEO da rede.
A rede
Um destaque do Café Cultura é o formato Farm to Cup, ou seja, o cuidado com os grãos de café desde o plantio até a xícara. Toda a cadeia de produção é analisada pelo casal Joshua Steven e Luciana Melo, que fundou a rede catarinense em 2004. Produtores parceiros no Espírito Santo e São Paulo com grãos 100% arábica de origem controlada, em altitudes acima dos 1000m, fornecem o café. Após inspeção, os frutos são levados ao Café Cultura Lab, laboratório próprio da rede para torrefação e elaboração dos blends, que chegam às lojas e, também, podem ser comprados online para degustar em casa. São cinco blends tradicionais, além de edições especiais temporárias, como a de Páscoa e a de Natal.
As lojas contam com opções gastronômicas para o dia todo. Durante a manhã, o café é acompanhado de pedidas como misto-quente, croissant de queijo ou waffles cm acompanhamentos variados, entre outros. Pode-se optar também pelos brunches, combinando elementos como o Café Brasileiro: uma porção de pão de queijo, um misto-quente, bolinho, salada de frutas, café e suco de laranja. Há diversas escolhas de lanches, dos Paninis (sanduíches abertos feitos com pão de fermentação natural) e os omeletes. Pratos únicos e frescos são boas pedidas para o almoço, e as sopas são ótimas para jantares em noites frias. As sobremesas passeiam por sabores como Torta de maçã com amêndoas, Brownie e Torta de chocolate cremoso sem glúten, entre outros. Além dos cafés, o Café Cultura tem uma variedade de bebidas que vão de frappès, sucos e smoothies a drinks e cervejas.
O Café Cultura conta com 25 unidades espalhadas pelo Brasil, alcançando 13 cidades: Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC), São José (SC), Criciúma (SC), Tubarão (SC), Jaraguá do Sul (SC), Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Blumenau (SC) e Londrina (PR). Para mais informações sobre o processo de franquias da cafeteria, acesse o site www.cafeculturabrasil.com ou o Instagram oficial da rede (@cafecultura).