O programa de Conversação em Libras (a Língua Brasileira de Sinais) da Prefeitura de Curitiba foi um dos vencedores do prêmio Zero Project 2022, da Áustria. A premiação busca identificar práticas e políticas inovadoras de todo o mundo focadas em possibilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência.
Em Curitiba, o programa é desenvolvido pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Setenta e seis práticas e políticas de 35 países receberão seus prêmios na Conferência Projeto Zero, que será realizada no ano quem em Viena, a capital austríaca.
“Meu coração de prefeito se enche de alegria com essa distinção”, disse o prefeito Rafael Greca. “Curitiba privilegia a língua de sinais como instrumento de comunicação para que as pessoas explorem suas potencialidades.”
Os premiados terão a oportunidade de mostrar seu trabalho na Conferência anual do Projeto Zero e receberão um espaço dedicado no Relatório Anual do Projeto Zero, que será compartilhado on-line e impresso com especialistas em inclusão de pessoas com deficiência em todo o mundo.
“Estamos muito felizes e orgulhosos”, diz a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes. “Possibilitamos acessibilidade comunicacional ao Brasil todo. Esse prêmio é um reconhecimento de que estamos no caminho certo.”