“Sensacional e inesquecível.” Para a contadora Vanessa de Almeida Rodrigues, 26 anos, as duas palavras resumem experiência de fazer o voo de balão (preso ao solo) no Jardim Botânico, uma das atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. A jovem iria fazer o passeio agendado na semana passada, mas por conta de fortes ventos que impediam o voo teve que realizá-lo na manhã desta quinta-feira (2/12).
“Vou guardar para sempre na memória a imagem de ver lá do alto a estufa do Botânico, o jardim e os prédios de Curitiba”, disse Vanessa, que estava acompanhada da amiga, a estudante Paula Nunes, 18 anos.
A contadora elogiou a organização da atração por entrar em contato para reagendar o passeio. “Eu sabia que por conta do mau tempo o voo poderia ser cancelado. Está informado, inclusive, no site do Natal”, disse ela.
A amiga Paula reconheceu que sentiu um pouco de frio na barriga quando o balão fez movimentos bruscos por conta do vento. "Mas nada que faça a gente ficar com medo. Vale a pena", garantiu.
Segurança
Leandro Chemin é o balonista responsável pelo voo cativo no Jardim Botânico. Ele reforçou que a prática do balonismo ocorre em condições climáticas favoráveis, tais como ausência de chuva e vento forte. “Podemos fazer voos com rajadas de vento, mas que podem ser de no máximo de 12 km/h. Acima disso, o voo cativo não deve ser realizado para segurança de todos os ocupantes do cesto”, contou ele.
Com inscrições esgotadas, os voos no Jardim Botânico ocorrem às quartas e sextas, das 17h às 19h, e, aos sábados e domingos, das 16h às 19h. Cada subida tem duração de cinco minutos e até quatro pessoas podem ocupar o cesto (com limite de peso de 360 quilos). O balão pode atingir até 40 metros de altura. A atração fica no Jardim Botânico até 9 de janeiro.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.