Uma conversa sobre o cenário da arte em ano de pandemia acontece nesta terça-feira (23/11), gratuitamente, a partir das 19h. “O Cenário da Arte Contemporânea em 2021” é realizado pela Bienal On-Line, extensão da 14ª Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba via plataforma Google Meet. O papo é apresentado por Carolina Loch, coordenadora Institucional da Bienal de Curitiba, que destaca falas de artistas e curadores. Para participar, é necessário enviar e-mail para contato@bienaldecuritiba.com.br com seu nome completo, e-mail e telefone até 12h do dia 23/11, para receber o link que lhe concederá acesso à roda de conversa.
Temas pertinentes ao contexto atual serão explorados durante o evento digital. Depois de um ano restrito como 2020, em 2021 muitos artistas encontraram novas formas de continuar a produzir. A própria Bienal desenvolveu um novo meio de manter seu objetivo de divulgar arte contemporânea com as redes sociais (no Instagram @bienaldecuritiba). Exposições, eventos adaptados e artistas em destaque serão explicados pela equipe, que discute ainda o formato da Bienal On-Line, o tema de novembro (que resgata exposições presenciais da 14ª edição) e o futuro do evento para 2022. Serão emitidos certificados de horas para os inscritos que acompanharem a conversa ao vivo.
Programação de Novembro
A Bienal On-Line dedica o mês de novembro a relembrar momentos marcantes da edição presencial mais recente da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. Exposições, performances e mostras são celebradas em fotos e vídeos, destacando artistas nacionais e internacionais que passaram pelo evento. Obras que foram expostas em outras cidades e países podem ser apreciadas pelas redes da Bienal, com explicações dos curadores e detalhes sobre os trabalhos.
Sobre a Bienal On-line
A Bienal On-line, uma ação de extensão da 14ª Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba, Paraná, tem como objetivo levar ao maior número possível de pessoas conteúdos de qualidade sobre artes visuais, arquitetura, design, literatura e cinema, expandindo o formato presencial do evento diretamente para os celulares, computadores e casas da população. A proposta principal é seguir fomentando a cultura, formando públicos plurais e proporcionando experiências estéticas adaptadas ao nosso atual contexto. A cada mês, até dezembro de 2021, um tema diferente guiará as ações.
A Bienal On-line tem patrocínio da Farmacêutica EMS, Eletrobras Furnas, Copel, Kinea e Neodent, com apoio do Grupo SC, Copel, Bergerson, BRDE e Fomento Paraná. Incentivo do Governo Estadual do Paraná – Secretaria da Comunicação Social e da Cultura e do PROFICE – Programa de Incentivo à Cultura. A realização é da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Estado do Paraná – Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal – Brasil.
A programação de novembro da Bienal On-Line está disponível nas redes sociais do evento, no Instagram @bienaldecuritiba e no Facebook www.facebook.com/bienaldecuritiba. Mais informações: www.bienaldecuritiba.com.br.