Um cenário perfeito: a Câmara Municipal de Curitiba estava vestida de vermelho para homenagear o bicampeonato do Atlhetico Paranaense na Sul Americana. Uma mistura de gratidão e dever cumprido tomou conta do plenário na noite desta segunda-feira com a entrega da maior honraria que Curitiba poderia oferecer para um cidadão que não nasceu aqui: o título de Cidadão Honorário ao jogador Maycon Vinícius Ferreira da Cruz, Nikão. A iniciativa do vereador Alexandre Leprevost, vice-presidente da casa, foi marcada por discursos emocionantes.
Alexandre fez questão de reforçar a importante atuação de Nikão fora dos campos, ajudando pessoas carentes de Curitiba através de ações sociais, que faz com muita discrição, mostrando o verdadeiro sentido da caridade. “ O Cidadão Honorário é mais um estímulo para que Nikão siga forte, seguindo seus princípios, intensificando ações sociais, servindo de exemplo e inspirando crianças, jovens e todos aqueles que sonham em ser atleta”, completa Leprevost.
O vereador também falou do esporte como mecanismo de inclusão social em um país com tanta desigualdade social. O futebol, paixão nacional, tem o poder de transformar a vida de muitos jogadores e seus familiares. Alexandre se emocionou ao falar que Nikão é um exemplo para tantos jovens, inclusive para o filho que acompanhava a cerimônia. “Eu vejo isso no Enrico, de apenas 14 anos, que joga futebol e tem o Nikão como um ídolo. Assim eu também senti em casa o poder que o esporte tem de transformar”.
Em seu discurso, Nikão falou que sente-se honrado com a homenagem e grato por ter ficado sete anos em Curitiba, onde casou, local em que os filhos nasceram e que trouxe a oportunidade de fazer amigos especiais. “Quero agradecer ao senhor Alexandre Leprevost, o vereador que lutou para honrar a mim e a minha família. Estou hoje em um Clube que me recebeu com muito amor e compromisso, agradeço o presidente Petraglia, que foi o ponto para chegar nesta cidade que eu e minha família tanto amamos”, completou o meia do Athletico.
O jogador foi surpreendido com vídeos de fotos de familiares e amigos, além de uma linda homenagem feita pelo Clube. Os músicos Adriane Melo, André Pandori e Junior Jankoski também emocionaram o craque e a todos que estavam presentes com músicas gospel, que Nikão tanto gosta.
Humildade e respeito dentro e fora dos campos
Com apenas 29 anos, Nikão é reconhecido no meio esportivo pela habilidade e humildade, sendo idolatrado pela torcida rubro-negra e por todos aqueles que gostam de futebol. “Tudo que fiz e faço é com muito respeito, amor e dedicação, pois sempre aprendi na vida que sem nosso esforço não chegaremos a lugar algum, então o que posso dizer e resumir para os jovens que me admiram, é que sem esforço e trabalho árduo não chegaremos a lugar nenhum”, finalizou o craque.
O Cidadão Honorário de Curitiba reconhece não só a trajetória profissional e pessoal do jogador, mas principalmente o vínculo criado com a cidade. “Muito orgulho em poder ser o propositor desta homenagem a uma pessoa que tem uma história de vida maravilhosa e que é exemplo para aqueles que buscam a transformação através do esporte. Mais do que um atleta que segura uma taça e que faz sua torcida ir ao delírio, que faz os torcedores gritarem até perder a voz, Nikão é um vencedor da vida”, finaliza Leprevost.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Clube Athletico Parananense, Mario Celso Petraglia; o diretor do Clube, Márcio Lara; representando o governador do Estado, Ratinho Junior – o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; o Pastor José Joaquim de Oliveira; os vereadores Márcio Barros, Mauro Bobato, João da 5 Irmãos, Salles do Fazendinha; a esposa Izabela Luz Sampaio da Cruz, os filhos Thiago Vinícius e João Gabriel, familiares, amigos e fãs.