A ausência de eventos natalinos em 2020 foi uma das consequências da crise na saúde que afetou todo o Brasil. Entretanto, neste ano, a promessa é que as comemorações voltem ao normal. Desde o início de novembro, a Prefeitura de Curitiba está anunciando a programação para o período festivo, e o YouTube será uma ferramenta importante para isso. Todas as novidades estão sendo anunciadas no formato de vídeos online, assim como as atrações que vão dar as caras na cidade.
No dia 25 de outubro, por exemplo, uma coletiva de imprensa foi realizada para confirmar a programação para o Natal em Curitiba. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube, e contou com uma boa participação do público. Foram mais de 3 mil visualizações no canal da prefeitura. Ou seja, a ideia de usar a plataforma para anunciar algumas das novidades foi acertada, e isso promete animar ainda mais os curitibanos para os eventos natalinos que vão acontecer na cidade durante o mês de dezembro.
A ideia é manter em alta os eventos que acontecem na cidade, seja com o Natal, ou até mesmo com outras comemorações. Por exemplo, desde o dia 9 de novembro, o Mercado Municipal de Curitiba está recebendo uma festa gastronômica com pratos de várias partes do mundo. O Festival Gastronômico do Mercado Municipal vai acontecer durante quase todo o mês de novembro, com o encerramento marcado para o dia 21. Assim como deve ocorrer com o Natal, o YouTube também foi uma ferramenta importante para divulgar o festival gastronômico para o público curitibano.
O uso de vídeos online para eventos e datas importantes é algo cada vez mais comum, seja pelo alcance desse conteúdo ou até mesmo pela interatividade do formato. No caso de um aniversário, é possível para uma pessoa montar um conteúdo audiovisual para um vídeo de aniversário com facilidade usando um editor online. Por meio dessas ferramentas é possível criar seu próprio conteúdo a partir de templates personalizáveis, textos que podem se transformar em vídeo e muitos outro recursos sem precisar baixar programas. Assim, qualquer um pode usar os vídeos online para ocasiões especiais.
Mais alcance e impacto
Todo esse sucesso do conteúdo em vídeo tem uma explicação simples: o conteúdo neste formato é mais dinâmico e tem um maior alcance. Em julho deste ano, como mostra o site B9, o YouTube bateu recorde em receita publicitária e confirmou um lucro de quase US$ 7 bilhões durante o segundo trimestre de 2021. Isso representa um aumento de 84% em comparação com o ano passado. Esse valor bilionário explica muito bem o potencial dos conteúdos em formato de vídeo.
No Brasil, o sucesso dos vídeos também são comprovados com os números, e não apenas na plataforma da Google. A rede social chinesa TikTok, por exemplo, chegou ao país no ano passado e já conseguiu um grande impacto. A plataforma voltada 100% para os vídeos online possui mais de 7 milhões de usuários cadastrados por aqui, sendo que 90% dessas pessoas entram no aplicativo diariamente. Isso significa que a quantidade de conteúdos consumidos é crescente, principalmente com esses vídeos de pouca duração.
A Prefeitura de Curitiba entendeu essa tendência na internet, e aproveitou para anunciar os eventos natalinos na cidade para 2021. Os vídeos online devem continuar fazendo parte desses anúncios, e não apenas durante o Natal, mas também em outros eventos que a cidade irá receber. Afinal, essa é a nova forma de se aproveitar o máximo possível da internet.