O Plano de Retomada Econômica – conjunto de medidas para acelerar a recuperação da cidade após a fase mais aguda da pandemia – garantiu a Curitiba a terceira indicação para final do World Smart City Awards, maior premiação de cidades inteligentes do mundo.
Em 2021, a capital paranaense é finalista na categoria "Prêmio de Inovação de Recuperação", que excepcionalmente vai reconhecer iniciativas relacionadas à covid-19.
Em 2018, Curitiba foi finalista do World Smart City Awards com seu Programa de Agricultura Urbana, na categoria Ambiente Urbano, e, em 2019, com o Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da capital, na categoria City Award (Prêmio Cidade).
O World Smart City Awards premia projetos pioneiros, ideias e estratégias que promovam o desenvolvimento urbano em todo o mundo e transformem as cidades em lugares mais sustentáveis e inclusivos para se viver. Em 2021, cidades de 46 países se inscreveram para concorrer a premiação de cidades inteligentes.
Segundo a organização do World Smart City Awards, o Plano de Retomada Econômica de Curitiba está entre os finalistas de 2021 por contribuir para o sucesso da transformação, adaptação ou resposta da cidade à pandemia da covid-19 e a outros desafios que possam ocorrer no futuro.
Na categoria, Curitiba concorre com Londres (Reino Unido) e Manizales (Colômbia).
Os vencedores das sete categorias da premiação serão anunciados em cerimônia, no dia 17 de novembro, em Barcelona (Espanha), durante o Smart City Expo World Congress, o fórum internacional mais importante sobre cidades inteligentes, que irá ocorrer de 16 a 18 de novembro.