O prefeito Rafael Greca entregou nesta quinta-feira (4/11) o prédio reformado da Unidade de Saúde Moradias da Ordem, no Tatuquara, inaugurada por ele há 25 anos, em sua primeira gestão na Prefeitura.
A unidade reabre para atendimento ao público nesta sexta-feira (5/11). Até então, os moradores da região – cerca de 16 mil pessoas – poderiam ser atendidos nas unidades de saúde Pompeia e Santa Rita.
“Curitiba é uma cidade de justiça social, para quem mais precisa, e aberta a todos. Nós acreditamos no SUS curitibano”, disse o prefeito, acompanhado da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
A equipe da unidade de saúde tem mais de 30 profissionais. A reforma deixa o prédio mais confortável tanto para quem trabalha quanto para quem busca atendimento.
A obra custou R$ 200 mil, sendo R$ 150 mil de recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), alocados na época em que o titular da pasta era o atual deputado estadual Michele Caputo. O restante, foi investimento da Prefeitura de Curitiba.
Esta é a primeira reforma desde a inauguração da unidade, em 5 de agosto de 1996. O prédio foi pintado por dentro e por fora. Melhorias incluíram o telhado e a estrutura da cobertura, além da troca de todo o piso e de todas as janelas.
Os consultórios odontológicos foram individualizados, com divisórias entre os três gabinetes, já adaptados a uma realidade pós-covid, como lembrou Márcia Huçulak.
Também foram instalados lavatórios nos consultórios para melhorar a ergonomia. A central de material esterilizado também foi reformada. Todas as luminárias e tomadas do prédio foram trocadas, assim como os móveis.