O ex-presidente Michel Temer ingressou no grupo de personalidades condecoradas com a comenda da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais, honraria concedida pela Prefeitura de Curitiba desde 2018. Temer recebeu a medalha no fim da manhã desta quarta-feira (3/11) entregue pelo prefeito Rafael Greca, em solenidade no Palácio 29 de Março.
O prefeito explicou que a homenagem se deve às conquistas que Curitiba recebeu durante os dois anos em que Temer presidiu o Brasil, como o programa de macrodrenagem dos rios para prevenir enchentes, que ainda está em curso.
“Foram ações que apoiaram a recuperação de Curitiba e garantiram o bem comum. O grande Sêneca disse que a essência da vida está em doar, receber e agradecer. E essa gratidão é o que traduz essa comenda ao insigne brasileiro Michel Temer, que contemplou a cidade de Curitiba com obras tão importantes”, justificou Greca.
Carreira política
Michel Temer nasceu na cidade de Tietê (SP), é advogado, professor, escritor e político. Antes de chegar à presidência da República trilhou uma longa carreira política.
Foi deputado federal por seis mandatos e presidiu a Câmara Federal em três ocasiões (1997-1998, 1999-2000 e 2009-2010). Após este período, foi vice-presidente, de 2011 a 2016, quando se tornou presidente e governou até 2019.
“É uma honra extraordinária receber esta medalha. Não é comum que um ex-presidente seja lembrado e quando isso acontece o meu sentimento é de gratidão e isso significa um reconhecimento ao meu modesto governo”, agradeceu o ex-presidente.
Ele contou que conhece Greca há muitos anos e tem um apreço especial pelo prefeito e a primeira-dama, Margarita Sansone, também participante da solenidade. Margarita levou um presente para o ex-presidente entregar à mulher, Marcela Temer.
“Eu tenho muita admiração pelo prefeito, por este casal extraordinário (Greca e Margarita), desde os tempos em que ele foi ministro do Esporte e Turismo e não é surpresa nenhuma que ele tenha sido escolhido três vezes para ser prefeito de Curitiba”, elogiou.
Luz dos Pinhais
Banhadas a ouro, as medalhas da Ordem Municipal são inspiradas na obra "Homem à Altura dos Pinheiros”, de João Turin, um dos mais importantes artistas da história do Paraná, com o desenho de um homem de braços abertos em um cenário de pinheirais. A imagem remete ao Homem Vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo Da Vinci.
A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba – verde bandeira com filete central vermelho ladeado por dois filetes brancos e dois dourados. Instituída pelo decreto municipal 915, de 31 de agosto de 2018, a homenagem é constituída da medalha, de um diploma e da inscrição do nome dos homenageados em um livro de registros.
Também foram agraciadas com a homenagem personalidades como a atriz Fernanda Montenegro e a princesa da Dinamarca Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid.
Após a cerimônia, Temer e o prefeito foram recebidos em almoço pelo governador Ratinho Júnior, no Palácio Iguaçu.
Presenças
Participaram do evento o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacóia; o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva; o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Pier Pietruzzielo; o ex-governador Orlando Pessutti; o ex-deputado Renato Adur; o ex-secretário de Estado Giovani Gionédis; o deputado federal Sérgio Souza; e o deputado estadual Antônio Anibelli Neto.