A partir da noite desta quarta-feira (3/11), a Prefeitura vai iluminar de azul diversos pontos de Curitiba para alertar sobre cuidados de saúde. A cor, alusiva à campanha Novembro Azul, dedicada àsaúde do homem, é a mesma que lembra sobre a importância da prevenção à diabetes, uma doença crônica que, se não tratada, pode resultar em complicações graves.
Até 30 de novembro, cinco pontos de Curitiba serão iluminadas de azul à noite: a estufa do Jardim Botânico; o Portal Polonês (na Rua Mateus Leme); a Torre de Cronometragem do Parque Náutico; a Casa da Cultura na Praça do Japão; e a Rua da Cidadania do Pinheirinho.
A preocupação com a saúde do homem não é à toa: eles são 47,7% da população curitibana, mas poderiam ocupar uma maior proporção caso adotassem hábitos saudáveis e dessem mais atenção quando o corpo dá os primeiros sinais de que algo não está bem.
Esses mesmos cuidados são recomendados a toda a população para a prevenção de doenças como diabetes. Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), a doença já afeta 17 milhões de brasileiros.