A desaceleração da pandemia de Covid-19 no Brasil, em razão do avanço da imunização no país e da baixa no número de novos casos, está refletindo no mercado de vendas de imóveis, que em Curitiba (PR) tem registrado bons números durante todo o ano de 2021. O acumulado do número de guias pagas do Imposto sobre Transmissão de Bens de Imóveis (ITBI) na capital paranaense entre janeiro e agosto é 48% maior do que o verificado no mesmo período do ano passado e 36,1% acima do que se teve em 2019.
Pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), ligado ao Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), que utilizou dados da Prefeitura de Curitiba, apontou mais de 32 mil guias pagas em 2021, até agosto, alcançando um valor superior a R$ 345 milhões recolhidos, R$ 100 milhões a mais do que se teve no mesmo período de 2020.
“É possível observar com nitidez o aquecimento desse mercado. Agosto deste ano conseguiu superar em 31,7% o mesmo mês de 2020, quando estávamos num momento crítico da pandemia”, comenta Jean Michel Galiano, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR.