O passeio (e, por que não dizer, a diversão) faz parte dos requisitos da guarda responsável dos pets, segundo orientações da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. Para estimular os cidadãos a cuidarem cada vez melhor dos bichinhos, a cidade conta com cinco espaços chamados Amigo Bicho, cada um em um bairro da cidade.
Próximos a parques e outras unidades de conservação, os playpets são espaços exclusivos, para garantir a segurança dos animais e dos seus tutores em momentos de lazer. A proposta de criar esses espaços foi feita pelo Legislativo e, depois de votada na Câmara dos Vereadores, em 2019, passou a ser formatada na prática pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Um dos últimos locais implantados fica no Passeio Público, com entrada pela Rua Presidente Carlos Cavalcanti e quase 70 mil metros quadrados de área verde. Há, ainda, áreas de estar com bancos para que os tutores possam deixar os cães se divertindo sem descuidar. “Tudo foi pensado para a maior segurança e aproveitamento do espaço”, explica o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil.
Os outros espaços Amigo Bicho ficam no Eixo de Animação Arnaldo Faivro Busato (Guaíra); na Praça Professor Hyperides Zanello (Bigorrilho); no Jardinete Sebastiana Tortato (Capão Raso); e na Praça Zumbi dos Palmares (Pinheirinho). Os endereços estão abaixo.
Amiga dos animais
Para o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, a criação dos playpets reforça a conduta da cidade de incentivo à guarda responsável e o convívio em harmonia com animais, além das políticas públicas de proteção já reconhecidas. “Os espaços vêm se somar ao nosso programa de castração gratuita, que é um dos maiores do Brasil, além das ações de saúde, vacinação, pela guarda responsável e contra o abandono”, resume.
Curitiba já foi reconhecida por dois anos consecutivos pelo prêmio da World Animal Protection, como Cidade Amiga dos Animais. Em 2020, a capital paranaense foi a vencedora geral e, ainda, nas categorias Estruturas e políticas efetivas e sustentáveis e Prevenção e atendimento a maus-tratos.
Onde encontrar um Espaço Amigo Bicho
– Passeio Público, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, Centro
– Eixo de Animação Arnaldo Faivro Busato – Avenida Presidente Wenceslau Braz, no Guaíra
– Praça Professor Hyperides Zanello – Rua Euclides da Cunha, Bigorrilho
– Jardinete Sebastiana Tortato – Rua Paulina Ader, Capão Raso
– Praça Zumbi dos Palmares – Rua Elói Zeglin, Pinheirinho