A torcida do Flamengo é possivelmente a maior do Brasil, ultrapassando facilmente a casa das dezenas de milhões de fãs. E antes mesmo da confirmação do Estádio Centenário, em Montevidéu, como palco da grande final da Copa Libertadores 2021, ao menos 100 torcedores do Rubro-negro já haviam adquirido um pacote de viagem para acompanhar o duelo. E nas últimas duas semanas, essa busca cresceu ainda mais, sendo que apenas as agências Urubus e Outsider, ambas com sede no Rio de Janeiro, venderam mais de 2 mil pacotes somados.
Segundo Fernando Sampaio, CEO da Outsider Tours, "Lotamos quatro aviões com 840 pacotes vendidos para flamenguistas e palmeirenses. Por conta do nosso histórico, de ter vendido pacotes para Lima e Doha, em 2019, a gente vendeu mais para os rubro-negros. Eles compraram 800 pacotes. Com a gente, são 40 palmeirenses".
Infelizmente, por conta do dólar alto e os preços um tanto salgados das passagens aéreas, viajar de avião até Montevidéu para ver a final da Libertadores pode pesar bastante no bolso de alguns. Isso porque, na agência oficial de turismo do Mengão, os pacotes disponibilizados estão sendo vendidos a partir de R$ 9.490,50 por pessoa, incluindo transporte aéreo e hospedagem. Uma alternativa para aliviar o bolso do torcedor que deseja assistir o confronto de pertinho são os pacotes híbridos, que contam com voo até Porto Alegre, e de lá uma viagem de ônibus até Montevidéu. Já a alternativa mais em conta é viagem de ônibus direta, que parte do Rio de Janeiro até a capital uruguaia.
De acordo com um dos sócios da Urubus, Eduardo Gomes, ao menos 1300 pacotes já foram vendidos e a viagem de ônibus tem sido a principal escolha dos torcedores, que terão que enfrentar uma viagem de 40 horas. Porém, aqueles que preferem assistir o jogo do conforto do seu lar podem acompanhar a partida até mesmo pelos melhores sites de apostas, que disponibilizam também uma variedade de palpites para diversos eventos esportivos ao redor do globo, assim como promoções que incrementam o saldo dos usuários.
Em relação à presença de público no Estádio Centenário, a Conmebol tem buscado negociar a presença da maior quantidade de torcedores possíveis, sendo que na última reunião realizada pela entidade ficou garantida uma lotação de até 50%. Outra reunião entre a entidade e o governo uruguaio para tratar sobre o assunto deve acontecer nos próximos dias. Sendo que na semana anterior à final da Libertadores, irá ocorrer no mesmo estádio a decisão da Copa Sul-Americana.
A 90 minutos de ser Tricampeão
Após vencer o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0 na partida de volta, o Flamengo agora está a 90 minutos de buscar o tricampeonato da Libertadores, e o time carioca tem se inspirado nos títulos já conquistados e se baseado nos números impressionantes conseguidos na atual edição do torneio.
Nas 12 partidas válidas pela competição deste ano, o Rubro-negro contabiliza nove vitórias e três empates, onde balançou as redes em 32 ocasiões e sofreu 12 gols, números que equivalem a um aproveitamento de 83% por parte do Mengão. Em 1981, o lendário time liderado por Zico disputou 14 jogos, vencendo oito, empatando cinco e perdendo um. Aquele elenco marcou 28 gols e sofreu 13, um aproveitamento de 69%, quando se sagraram campeões.
Bruno Henrique, autor de todos os gols do Flamengo nas semifinais tem se mostrado confiante e acredita na capacidade do técnico Renato Gaúcho em montar a equipe. "Vamos nos preparar para quando chegarmos mais próximo desta grande final. Ainda temos duas competições no caminho para buscarmos os títulos. Vamos trilhar isso nas três competições, queremos muito ganhar. O Renato vai nos preparar para esta grande final", disse Bruno Henrique.