Integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal, os cães Thor, Duke e Zulu se aproximam da aposentadoria. Após um período de prestação de serviços diversos, auxiliando na busca por drogas, em ações com crianças e, também, de contenção de distúrbios em ambientes prisionais, os representantes das raças pastor malinois, retriever labrador e rottweiler serão doados.
Qualquer pessoa pode se candidatar ao processo de se tornar o novo responsável por um dos cães. O formulário para inscrição pode ser preenchido pessoalmente nesta terça e também na quarta-feira (21 e 22/9) diretamente na sede do GOC, localizado no interior do Parque dos Tropeiros (Rua Professor Arthur Virmond de Lacerda, s/n – bairro São Miguel).
É lá que ficam os cães disponíveis para adoção e onde será possível fazer os primeiros contatos com os animais, além de tirar dúvidas com os guardas que trabalham e convivem diariamente com eles. O local está aberto ao público interessado das 8h30 às 17h30.
Avaliação
A partir da inscrição, a comissão avaliadora do processo prossegue fazendo a conferência de requisitos mínimos para que a adoção ocorra, o que inclui comprometimento com relação à manutenção do bem-estar e das condições do cão, além de disponibilidade de espaço físico suficiente, considerando o tamanho e necessidades do animal. Detalhes deste processo podem ser conferidos na íntegra do edital, disponível aqui.
Haverá um período mínimo de adaptação, que compreende o tempo de convivência entre o adotante e o cão, realizado nas dependências do Canil da GM, com o objetivo de verificar a afinidade entre os dois, assim como entre as características do adotante e o caráter do animal. Caso seja observada qualquer divergência, a adoção poderá não ocorrer. Fica proibida a participação do animal em concurso, exposição ou competição.
Conheça os cães
Da raça pastor belga malinois, Thor é um dos membros mais conhecidos do GOC. Nos últimos anos, foi responsável por prestar um serviço imprescindível na busca por substâncias entorpecentes com pessoas suspeitas, em abordagens pessoais e, também, por drogas escondidas por traficantes em canteiros, ruas e praças. Tem 9 anos e cor fulvo encarvoado.
Duke, que trabalhou em ações educacionais com o público infantil e jovem, é da raça labrador, cor caramelo e tem 6 anos. Já o rottweiler Zulu foi empregado em ações pontuais para controle de distúrbios em ambientes prisionais. Tem 5 anos.
Resultado
O resultado final da adoção dos cães do Canil da Guarda Municipal será publicado entre os dias 24 a 26 de novembro no Diário Oficial do Município de Curitiba, com acesso pelo portal.