Informações sobre a velocidade máxima permitida na via, regras de estacionamento, lombadas e sentidos de circulação permitidos são algumas das indicações que constituem a sinalização vertical de trânsito e que auxiliam o motorista ao longo do caminho. Para manter a segurança nas ruas, todos os dias a Prefeitura de Curitiba implanta, em média, 145 novas placas, entre as de regulamentação, de advertência e de indicação.
No último mês, esse serviço somou 4.298 placas de trânsito por toda a cidade. No acumulado do ano, foram 30.576 placas.
O trabalho de sinalização vertical é desenvolvido por equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) e leva em conta novas instalações e também a substituição de placas vandalizadas. As avarias incluem problemas envolvendo acidentes de trânsito e, ainda, placas velhas, pichadas e adesivadas.
“São danos que causam prejuízo de, pelo menos, R$ 30 mil por mês aos cofres públicos e que nos obrigam a deslocar equipes de reposição, além de prejudicar o motorista que utiliza o caminho no qual a placa é retirada”, afirma o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
Além de contrato terceirizado para prestação de serviço, a Superintendência de Trânsito mantém a confecção própria em sua fábrica de placas, na CIC. Por lá, de 40 a 45 novas placas de trânsito são fabricadas todos os dias.