A repressão a crimes de vandalismo e furto no Cemitério Municipal São Francisco de Paula passa a ter um novo aliado. O sistema de videomonitoramento implantado pela Prefeitura, que já está funcionando, permite detectar movimentos mesmo em pontos com total escuridão e em meio a chuvas e eventos climáticos adversos.
Com sensibilidade térmica, as novas câmeras integram o projeto da Muralha Digital. “A tecnologia permite combinar imagens térmicas e visuais, sob variadas circunstâncias adversas”, explica o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
Usando unidades de processamento gráfico integradas, também são reduzidos o número de alarmes falsos acionados por objetos ou veículos em aplicações de proteção perimetral interna e externa.
“A tecnologia é uma aliada no trabalho desenvolvido por nossos guardas municipais 24 horas por dia no Cemitério Municipal e vai contribuir multiplicando nossos olhos em todo o perímetro do local”, pontua o secretário da Defesa Social.
Segundo a Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal, parceira do projeto Muralha Digital, a meta é, futuramente, estender a iniciativa para os demais cemitérios municipais de Curitiba.