O unicórnio é uma criatura mitológica do folclore europeu. Representado como um cavalo branco com pernas de antílope, olhos e cabelo de cabra e um chifre na testa. Nas representações modernas, entretanto, é idêntico a um cavalo, diferindo apenas na existência do chifre. As qualidades do unicórnio são um delicado pelo branco, uma inteligência comparável à de um ser humano, olhos de uma cor azul intensa, força capaz de derrotar um elefante e propriedades medicinais capazes de curar doenças. Embora pareça um pouco estranho, existem empresas de unicórnios, mesmo que muitas pessoas nunca tenham ouvido falar delas. E o que fica claro é que as qualidades desse animal mitológico comparadas às características de uma empresa acabam designando um conceito que hoje faz sentido. As empresas de unicórnios recebem esse nome justamente por serem empresas que possuem características inimagináveis, capazes de superar obstáculos rapidamente e que, como os unicórnios, parecem vir de outro planeta. Especificamente, as empresas unicórnios são aquelas capazes de gerar um valor de 1.000 milhões de dólares no primeiro ano de lançamento no mercado, mesmo sem ter aberto sua oferta em bolsa e sem contar com o financiamento de investidores ou outras empresas de maior porte. Existem de todos os tipos, como esportes e apostas em casinos bet365, só por falar em alguns. Os primeiros unicórnios foram fundados na década de 1990. A Alphabet (GOOG), depois o Google, era o claro superunicórnio do grupo, com uma avaliação de mais de 100 bilhões. Muitos unicórnios nasceram na década de 2000, embora o Facebook seja o único superunicórnio da década.
Os unicórnios da América Latina
São vários os que surgiram e que assentam os seus princípios na transformação digital, o que lhes tem permitido ter uma maior capacidade de adaptação pró-ativa às necessidades do mercado. Também inovar consecutivamente em seus produtos e ter crescimento acelerado, alcançando uma posição ótima no mercado. Entre as empresas de unicórnios mais bem-sucedidas do nosso continente estao o Mercado Libre uma empresa líder em tecnologia de comércio eletrônico na região da América Latina. Fundada em 1999 pelo argentino Marcos Galperín, oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, anunciar, enviar e pagar mercadorias ou serviços pela Internet. Com avaliação de US $90 bilhões, é a empresa mais importante da história da Argentina e concorre para ser a latino-americana com maior valorização, só superada pela mineradora brasileira Vale, com 104 bilhões. Brazilian Nubank é sem dúvida a empresa líder em tecnologia financeira na região da América Latina e um dos maiores bancos digitais independentes do mundo, com cerca de 20 milhões de clientes e hoje também possui operações no México e na Colômbia. A Nubank, fintech brasileira fundada em 2013 em São Paulo, é o unicórnio mais bem avaliado do continente, com nada menos que 25 bilhões de dólares. Ao atingir esse valor de mercado após uma rodada bem-sucedida de investimentos em julho de 2019, o Nubank se tornou a primeira startup latino-americana a obter o status de decacorn, um clube de elite que só tem o orgulho de integrar aqueles unicórnios avaliados em 10.000 milhões ou mais. Kavak, do México, no setor do e-commerce; Rappi, da Colombia, no setor logística; Wildlife Studios, no setor consumer; e Loft, também do Brasil e no setor Proptech, E-Commerce, estão entre as top da nossa região.